Até 2040, a frota de
Leia também:
8 de março | Brasileira transforma Fusca 1972 em carro elétrico Carros elétricos custarão o mesmo que a combustão em 2025, diz Volvo
Para 2028, estima-se crescimento de 100% nas vendas de caminhões leves e ônibus elétricos. Em 2030, deve haver crescimento de 79% em vendas de caminhões pesados elétricos e 47% de veículos de passeio eletrificados — em 2040, serão 97% e 66%, respectivamente.
Com o aumento do uso de veículos elétricos, o Brasil deve ter grande redução no uso de combustíveis fósseis. Até 2030, deve haver 12% de redução na demanda atual de gasolina (8 bilhões de litros) e 10% da demanda de diesel (6 bilhões de litros). Em 2040, a queda deve atingir 41 bilhões de litros de diesel (66% da demanda atual) e 37 bilhões de litros de gasolina (59%).
Daniel Martins, sócio da Strategy&, lembra da preocupação da indústria de transportes em relação à sustentabilidade e à transição energética para a operação de baixo carbono. “A eletrificação veicular e seus impactos, principalmente pensando em futuro, é um dos principais pontos de discussão”, pontua.
Entre 2022 e 2029, a previsão e de alta de até 106% ao ano nas vendas de