Ouvindo...

Veja como se proteger em viagens de carros de aplicativo

Recursos das plataformas permitem compartilhar informações da viagem e gravar áudio, entre outros

As polícias de São Paulo e Rio de Janeiro descobriram criminosos que se passavam por motoristas de aplicativo para sequestrar, roubar e violentar passageiras. Quem usa esse serviço deve estar atento às opções de segurança oferecidas pelas plataformas.

Leia mais:

A reportagem da Itatiaia fez uma lista dos recursos disponíveis atualmente na Uber e na 99. Acompanhe a seguir e saiba como se proteger quando usar esse tipo de transporte.

Código de verificação

A Uber oferece o código de verificação. Ao ser ativada, a ferramenta apresenta um código que deve ser fornecido ao motorista para iniciar a viagem. Para ativá-lo, vá a “Conta” (no canto inferior direito da tela e clique em “Configurações”. Selecione “Confira sua viagem” e habilite a opção “Use o código para confirmar as viagens”.

Avaliação de motorista

Comentários feitos por outros passageiros podem ser analisados pelo usuário para saber mais sobre o profissional.

Local de embarque

É importante aguardar a chegada do carro em um local seguro. Fique atento quando fizer a solicitação do serviço para escolher uma opção adequada.

Informações da viagem

Informações de modelo, cor e placa do carro devem ser confirmadas pelo passageiro. Antes de entrar no carro, pergunte o nome do motorista e peça que ele confirme o nome do passageiro. Se houver divergência, ambos devem cancelar a viagem e avisar a plataforma.

  • Uber: no app, selecione “Conta” e, sem seguida, “Ajuda”. Clique em “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”. Escolha a viagem e, em “Reportar problema de segurança”, determine a opção mais adequada.

  • 99: vá ao menu no canto superior esquerdo e escolha “Ajuda”. Em seguida, toque em “Denunciar um incidente de segurança” e escolha uma das opções disponíveis. É possível, ainda, entrar em contato pelo telefone 0800-888-8999.

Compartilhamento de trajeto

É possível compartilhar os detalhes da viagem em tempo real.

  • Uber: permite compartilhar os dados com até cinco cadastrados em “Contatos de Confiança” ao clicar no ícone de escudo. Para informar outros contatos, clique em “Compartilhar status da viagem” para enviar um SMS ou uma notificação push que permite acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.

  • 99: durante uma viagem, toque no ícone de segurança (escudo azul no canto inferior esquerdo da tela). Selecione “Compartilhamento de rota” e escolha o contato desejado. Ele vai receber um SMS com o aviso e poderá visualizar a rota.

Gravação de áudio

O áudio da viagem pode ser gravado diretamente no aplicativo. Os arquivos permanecem no dispositivo de quem realizou a gravação e podem ser abertos pela empresa e por autoridades policiais.

  • Uber: durante a corrida, toque no ícone de escudo. Escolha a opção de gravar áudio. Procure não abafar o microfone. Quando a viagem terminar (ou no histórico de viagens), escolha a opção de relatar um incidente de segurança e anexe a gravação de áudio.

  • 99: clique no ícone de segurança (escudo azul no canto inferior esquerdo da tela) e em “Concordar e iniciar”. O áudio será gravado e interrompido automaticamente quando a viagem for finalizada. Em seguida, os dados são enviados e armazenados na central de segurança da 99.

Ligação de emergência

Em situação de perigo, é possível ligar para a polícia diretamente pelo app.

  • Uber: utilize o atalho que permite ligar para a polícia (190) diretamente do aplicativo (dados da corrida e localização do veículo são disponibilizados na tela durante a ligação para facilitar a comunicação).

  • 99: selecione o ícone de segurança (escudo azul no canto inferior esquerdo da tela) ou o “Botão de emergência” para ligar automaticamente para o 190 por meio do app.

Verificação de rota

Esse recurso detecta mudanças bruscas de trajeto ou paradas longas durante a viagem e informa o usuário sobre as ferramentas de segurança disponíveis. Em caso de acidente, é importante acionar serviços de emergência, como polícia e ambulância, e avisar a plataforma.

  • Uber: para informar um acidente, vá a “Segurança” e selecione “Eu me envolvi em um acidente”. Verifique se selecionou a viagem correta e envie os detalhes. O telefone da central de atendimento é 0800-006-8068.

  • 99: vá ao menu no canto superior esquerdo e escolha “Ajuda”. Em seguida, selecione “Denunciar um incidente de segurança” e “Sofri um acidente e houve feridos” para relatar os detalhes da ocorrência. Se preferir ligar, o telefone da Central de Segurança é 0800-888-8999.

Bloqueio de motorista

A função “Bloquear” da 99 ajuda a evitar encontros com um motorista em corridas futuras. Após finalizar uma corrida, o usuário recebe a opção de avaliar o motorista. Ao clicar nela para escolher a quantidade de estrelas, é possível ver, na parte inferior da tela, o recurso de bloqueio.

Outra alternativa é ir ao menu no canto superior esquerdo e escolher “Corridas”. Em seguida, selecione uma corrida passada e toque na avaliação (as estrelas ao lado ou abaixo da foto do motorista). Na parte inferior da tela, há a opção “Bloquear esse motorista”.

Leia mais