Ouvindo...

Uber vai usar celulares como câmera de segurança

Motoristas poderão habilitar o recurso facilmente na plataforma

Câmera do celular vai ser usada como dispositivo de segurança

Disponível inicialmente no Brasil e nos EUA, um novo recurso no app da Uber vai habilitar a câmera do celular para registrar áudio e vídeo durante as viagens. Chamada de “Record My Ride” (ou “Grave Minha Corrida”, em português), vai ser testada nas cidades de Santos (SP) e João Pessoa (PB), aqui no Brasil, e Cincinnati, Louisville e Nova York, nos EUA.

Os motoristas participantes do teste poderão opinar sobre o funcionamento da ferramenta para que ela possa ser aprimorada antes de ser oferecida de forma mais ampla. O uso do recurso é opcional e os passageiros serão informados quando ele for ativado: a gravação será iniciada quando o motorista estiver próximo do local de partida da viagem e finalizada pouco após o encerramento da corrida.

A gravação em vídeo será feita pela câmera frontal dos smartphones e a ideia é ampliar a segurança sem elevar os custos. O objetivo é encorajar tanto motoristas parceiros quanto passageiros a fazerem corridas mais respeitosas. “Gravar as corridas pode trazer mais segurança às viagens, já que muda o comportamento de motoristas e passageiros”, diz Andi Pimentel Dunn, gerente de produto da Uber.

A Uber tem, ainda, o recurso U-Áudio, que permite gravar áudios na plataforma, e permite que os motoristas usem suas câmeras veiculares para gravar viagens. A gravação audiovisual com a câmera do celular a partir de uma funcionalidade no próprio app deve facilitar o uso da opção.

Segundo a Uber, as gravações são guardadas nos próprios celulares e criptografadas — ou seja, os motoristas não poderão acessá-las, uma vez que não têm a chave criptográfica. Se houver um incidente de segurança, os arquivos podem ser enviados à Uber para análise e apenas a companhia terá acesso ao conteúdo. Se houver investigações, o material pode ser compartilhado com as autoridades.