Bactéria produz eletricidade a partir do hidrogênio do ar

Microrganismo não causa doença e está presente no solo ao redor de todo o planeta

Imagine uma bactéria que não causa doença, é encontrada no solo ao redor de todo o planeta (inclusive na Antártida), pode sobreviver em crateras vulcânicas e no fundo dos oceanos e ainda é capaz de converter o hidrogênio do ar em eletricidade. Ela existe: conhecida como Mycobacterium smegmatis, ela é parente da bactéria causadora da tuberculose.

Embora já fosse conhecida dos cientistas, eles não sabiam como ela fazia conversão do hidrogênio do ar em eletricidade. Agora, um estudo publicado na revista Nature mostra a descoberta da enzima responsável por esse processo. O componente foi nomeado de Huc pelos cientistas.

É ele que permite que o microrganismo crie a energia necessária para sua própria sobrevivência a partir do hidrogênio presente no ar mesmo em ambientes com poucos nutrientes. Para isso, os cientistas isolaram a enzima Huc e mapearam sua estrutura atômica com uma técnica avançada de microscopia.

No centro da molécula, os pesquisadores encontraram uma estrutura ativa com íons de níquel e ferro, que prende o hidrogênio molecular e remove seus elétrons. Esses elétrons são, então, transportados em um fluxo que produz a corrente elétrica.

Segundo eles, se a enzima for extraída, pode ser usada para fornecer energia a dispositivos elétricos portáteis. Rhys Ginter, autor principal do estudo, diz que sensores biométricos, relógios digitais e calculadoras poderiam receber eletricidade do próprio ar.

Já quantidades mais concentradas de hidrogênio poderiam garantir a produção de correntes elétricas ainda mais altas. “O que significa poder usá-la em células combustíveis para smartwatches, smartphones, computadores e até, possivelmente, um carro”, diz Ginter em entrevista ao portal Livescience.

Outros experimentos demonstraram que a enzima pode se manter funcional até em condições adversas, como sob congelamento ou a temperaturas de até 80ºC. A facilidade de multiplicação da bactéria que a produz e a capacidade de obter corrente mesmo com quantidades baixíssimas de hidrogênio pode torna fonte de energia em baterias orgânicas.