Ouvindo...

Feixes de laser poderão fornecer energia a dispositivos pelo ar

Tecnologia tem potencial de substituir tomadas no futuro

Laser vai poder transmitir energia pelo ar

A procura desesperada por uma tomada para carregar o celular pode estar com os dias contados. Cientistas sul-coreanos da Universidade de Sejong desenvolveram uma tecnologia que vai permitir transmitir energia por meio de feixes de laser.

Os cientistas conseguiram enviar 400 mW de energia luminosa a até 30 m de distância. Por enquanto, isso é suficiente para acionar apenas pequenos sensores. Com o tempo, entretanto, espera-se que o disparador de laser possa ser desenvolvido a ponto de conseguir carregar smartphones.

A técnica, chamada de carregamento a laser distribuído, tem alcance maior e é mais segura que as de experimentos similares. “Enquanto outras abordagens exigem que o receptor [como um smartphone] esteja atrelado a uma base, o carregamento a laser distribuído permite o autoalinhamento quando transmissor e receptor estão na linha de visão um do outro”, explica Jinyong Ha, engenheiro envolvido no projeto.

No experimento, um transmissor — tratado com o metal érbio — foi instalado a 30 m de distância de um receptor com célula fotovoltaica que converte a energia luminosa do laser em eletricidade. O receptor tem tamanho de 10 mm por 10 mm, ou seja, é pequeno o suficiente para caber em sensores compactos. Os pesquisadores afirmam que dispositivos menores, como sensores de temperatura ou movimento, já podem ser recarregados com o método.

Além de possibilitar, no futuro, o carregamento de equipamentos sem ligação à tomada, a transmissão de energia por feixes de laser pode ser útil em processos produtivos. “Ele poderá substituir os cabos de alimentação em fábricas, o que vai representar economia em manutenção e substituição”, diz Ha. “Isso pode ser útil, ainda, em ambientes onde as conexões elétricas podem causar interferência ou representar risco de incêndio.”