Ouvindo...

Motociclista é atropelado por carro do Google Street View

Acidente foi em 2021 no Senegal, mas agora ficou conhecido depois de ser encontrado por streamer espanhol durante transmissão

Carro do Google Street View atropela motociclista no Senegal

Enquanto mapeava a via N1, na região de Tambacounda, no Senegal, um carro do Google Maps que fazia a gravação da área para o Street View se envolveu em um acidente com uma moto. Nas imagens, era possível ver a sequência de fotos do impacto e até o motociclista caído no chão. No Twitter, usuários apontam detalhes do incidente: como a explosão de uma melancia levada na moto e chinelos voando durante a ação.

Leia mais:

O material foi registrado em 2021, mas só agora foi encontrado por Pol Turrents, um streamer espanhol, durante uma transmissão na Twitch em 9 de fevereiro. Ele jogava GeoGuessr, que leva os participantes a percorrerem o Google Maps para identificar posições exatas fornecidas no início de cada sessão de jogo.

Sequências de imagens divulgadas no Twitter mostram a colisão. No carro, não é possível identificar a logomarca do Google. A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o Google para saber mais detalhes do caso e como essas situações são tratadas pela companhia. Assim que houver resposta da empresa, este conteúdo será atualizado.

Os veículos usados pelo Google no mapeamento de ruas têm diversos equipamentos acoplados. São esses dispositivos que captam as imagens reais que depois são exibidas no Google Street View. A criação das imagens depende de diversos fatores — um deles é a velocidade em que o carro tem que trafegar para captar as imagens com nitidez.

Não é a primeira vez que um acidente aparece nas páginas do Google Street View. Em 2014, por exemplo, um carro da empresa gravou o choque de um motociclista contra um carro em Blumenau (SC). A diferença desta vez é que foi o próprio veículo da empresa que atingiu a vítima.

Em 2012, dois indivíduos simularam um assassinato em Edimburgo, na Escócia. Quando o material foi ao ar, em 2014, um usuário do serviço se queixou. A polícia foi até o local e Dan Thompson, um dos participantes da cena, se desculpou por tomar o tempo dos policiais à toa.

Quem aparece no Google Street View sem querer, pode solicitar que o material seja descaracterizado para evitar a divulgação de informações pessoais. É preciso passar por análise do Google e só funciona para o navegador: os aplicativos para Android e iOS não têm essa opção.