Ouvindo...

Musk diz que vai deixar cargo de CEO do Twitter

Decisão é anunciada após enquete em que a maioria dos votantes optou por sua saída, mas aparentemente ele já buscava um substituto

Elon Musk já buscava substituto quando fez enquente

Depois do resultado da enquete sobre sua permanência no comando do Twitter, Elon Musk anunciou, na terça-feira (20) à noite, que vai renunciar à posição — 57,5% dos participantes da pesquisa votaram por sua saída. A tarefa agora é encontrar um substituto.

Leia mais:

Desde que concluiu a aquisição da empresa, Musk tomou diversas atítudes polêmicas: reduziu a equipe à metade, resolveu cobrar pelo selo de verificação oferecido pela plataforma, liberou a volta de usuários de extrema direita ao serviço e suspendeu contas de jornalistas. “Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém tolo o bastante para aceitá-lo!”, diz.

Essa não foi a primeira decisão tomada pelo empresário com base em enquetes no Twitter. O método foi usado para questionar se a volta de Donald Trump deveria ser autorizada e se os perfis de jornalistas suspensos por ele no serviço deveriam ser liberados.

Para Dan Ives, analista da Wedbush, a decisão de Musk deve beneficiar a Tesla, cujo preço das ações caiu um terço desde que Musk adquiriu o Twitter. “Finalmente, um bom passo na direção correta para acabar com esse pesadelo doloroso para os investidores da Tesla”, afirma Ives. Muitos investidores da Tesla o pressionam a volta a se dedicar à fabricante de carros elétricos.

Uma reportagem da CNBC informa que o empresário já procurava alguém para assumir o comando da plataforma. Musk já teria dito para investidores que seria presidente executivo da rede social por tempo limitado. No domingo, ele publicou que “ninguém quer o trabalho que pode manter o Twitter vivo. Não há sucessor”. Ou seja, certamente já conversou com potenciais candidatos.

Especialistas do The Verge avaliam que, entre as opções de Musk para o cargo estão Jason Calacanis e David Sacks, entre outros que estiveram ao lado do empresário nos primeiros dias após a aquisição. Já para a CNN, uma alternativa possível é Jared Kushner, que foi visto com Musk na final da Copa do Mundo no Catar.