Ouvindo...

Como é o traje de um astronauta da Nasa?

Vestimenta tem componentes especiais para manter a vida de tripulantes

Em atividades externas no Espaço, traje tem diferentes funções

Quem vê um astronauta paramentado, certamente nota imediatamente sua vestimenta. O traje espacial é um conjunto complexo de sistemas, que, no caso dos modelos mais sofisticados, protege o astronauta em atividades no Espaço quando ele está do lado de fora de naves e estações espaciais.

Leia mais:

De forma simplificada, pode-se dizer que há dois tipos principais de trajes espaciais: o modelo usado dentro da espaçonave ou da estação espacial e a versão adotada do lado de fora da residência espacial. Ou seja, o modelo a ser usado depende da etapa da missão do astronauta.

Quando vão para a Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, os tripulantes usam os trajes espaciais intraveiculares (IVA), que são equipados com sistemas para protegê-los em caso de perda súbita de pressão no interior da nave. Atualmente, os trajes mais sofisticados são criados pela SpaceX e aprovados pela NASA.

Para saírem dos veículos espaciais e ficarem expostos no Espaço, os astronautas usam unidades de mobilidade extraveicular (EMU). Esses trajes são como espaçonaves individuais: eles protegem o tripulante da radiação espacial, da poeira lunar e de temperaturas extremas, bem como fornecem água e oxigênio a eles.

Os IVA são mais simples porque, enquanto estão no interior de naves espaciais, o próprio veículo garante a segurança dos tripulantes. As EMUs, por sua vez, precisam oferecer segurança quando há exposição a condições inóspitas e, por isso, têm vários componentes, com funções distintas.

Eles são formados por uma veste pressurizada (a parte parte do traje com formato de corpo humano) que contém os equipamentos de resfriamento, bem como o torso (superior e inferior) que conecta o traje a sistemas de suporte à vida e garantem mobilidade. O suporte à vida fica na parte de trás do traje, com oxigênio para respiração e pressurização do traje.

Além disso, há um sistema de comunicação instalado em uma espécie de “touca” sob o capacete. Nele, há fones de ouvido e microfones para que o astronauta possa se comunicar com outros tripulantes ou com o centro de controle da missão.

Em solo, cada traje pesa cerca de 125 Kg. Para vesti-lo, os astronautas levam mais de 40 minutos. Além disso, antes de colocá-los, é preciso passar pouco mais de uma hora respirando oxigênio puro — isso é essencial para que eles possam se adaptar à pressão menor do traje.

Trajes compartilhados

Os modelos IVA não são exclusivos para cada astronauta. Eles têm peças usadas por outros tripulantes e que nunca foram lavadas. Na época dos ônibus espaciais, cada astronauta tinha sua própria EMU, mas os tripulantes da ISS compartilham entre si os trajes disponíveis.

Quando precisam passar longos períodos com o traje em atividades externas, os astronautas precisam usar roupas de absorção máxima. Elas são como fraldas modificadas com formato de shorts, que podem absorver grande quantidade de líquido (para que eles possam urinar, por exemplo) e mantêm os astronautas limpos — ou o mais próximo possível disso.