Ouvindo...

7 dicas para compras seguras na Black Friday

É possível se proteger de fraudes ao fazer compras online

Proteja-se para fazer compras de forma mais segura

As projeções para a Black Friday deste ano são as mais atraentes: com mais de 8 milhões de pedidos online, a movimentação financeira deve ser de R$ 6 bilhões nos e-commerces, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Isso torna a data muito chamativa para golpistas.

As empresas devem investir em segurança — um levantamento da Akad Seguros com 2,4 mil sites, aponta que 98% têm algum tipo de vulnerabilidade —, mas o consumidor também pode se proteger. Veja, a seguir, como manter-se seguro durante as compras.

1 – Não utilize dispositivos de terceiros

Não utilize computadores públicos, celulares de terceiros ou redes Wi-Fi abertas para fazer compras online. Sempre prefira computadores com antivírus, firewall ativado, e navegador e sistema operacional atualizados.

2 – Use aplicativos de segurança com recurso anti-phishing

Isso vai impedir que ofertas falsas cheguem a apps de mensagem e e-mails. O phishing é uma estratégia de fraude eletrônica em que o criminoso envia um link que direciona para um site falso, onde os dados serão coletados para, depois, serem usados em fraudes.

3 – Desconfie de ofertas muito tentadoras

Sempre desconfie de promoções com preços muito inferiores aos dos concorrentes. Além disso, consulte sites de reclamação, como o Reclame Aqui, para saber como os clientes avaliam as lojas.

4 – Verifique se a promoção é real

Para isso, entre no site oficial da loja e busque o produto anunciado. Além disso, sempre desconfie de anúncios que não sejam de canais oficiais do estabelecimento.

5 – Não clique em links desconhecidos

Links promocionais recebidos por WhatsApp, e-mail ou redes sociais são ameaças em potencial. Aqueles que vêm com aparência de oferta imperdível, em geral, escondem fraudes.

6 – Nunca informe o código de validação

Em promoções foram de lojas confiáveis, o golpista vai dizer que enviou um código de confirmação para a suposta promoção e que você deve informá-lo. Em geral, isso permite que ele burle a autenticação de dois fatores. Então, jamais forneça esses códigos.

7 – Confira o CNPJ em pagamentos por Pix

Em pagamentos por Pix em que o CNPJ da empresa é a chave de pagamento, verifique os dados no site da Receita Federal. Isso ajuda a evitar que o pagamento vá para um golpista.