As projeções para a
As empresas devem investir em segurança — um levantamento da Akad Seguros com 2,4 mil sites, aponta que 98% têm algum tipo de vulnerabilidade —, mas o consumidor também pode se proteger. Veja, a seguir, como manter-se seguro durante as compras.
1 – Não utilize dispositivos de terceiros
Não utilize computadores públicos, celulares de terceiros ou redes Wi-Fi abertas para fazer compras online. Sempre prefira computadores com antivírus, firewall ativado, e navegador e sistema operacional atualizados.
2 – Use aplicativos de segurança com recurso anti-phishing
Isso vai impedir que ofertas falsas cheguem a apps de mensagem e e-mails. O
3 – Desconfie de ofertas muito tentadoras
Sempre desconfie de promoções com preços muito inferiores aos dos concorrentes. Além disso, consulte sites de reclamação, como o Reclame Aqui, para saber como os clientes avaliam as lojas.
4 – Verifique se a promoção é real
Para isso, entre no site oficial da loja e busque o produto anunciado. Além disso, sempre desconfie de anúncios que não sejam de canais oficiais do estabelecimento.
5 – Não clique em links desconhecidos
Links promocionais recebidos por WhatsApp, e-mail ou redes sociais são ameaças em potencial. Aqueles que vêm com aparência de oferta imperdível, em geral, escondem fraudes.
6 – Nunca informe o código de validação
Em promoções foram de lojas confiáveis, o golpista vai dizer que enviou um código de confirmação para a suposta promoção e que você deve informá-lo. Em geral, isso permite que ele burle a autenticação de dois fatores. Então, jamais forneça esses códigos.
7 – Confira o CNPJ em pagamentos por Pix
Em pagamentos por