Ouvindo...

Nasa tenta lançar missão Artemis I pela terceira vez

Veículo vai sobrevoar a Lua para confirmar se é seguro para voos tripulados

Artemis I deve ser lançada nesta quarta-feira

Já na primeira hora desta quarta-feira (16), a Nasa faz a terceira tentativa de enviar a missão Artemis I à Lua. O SLS está programado para deixar a Terra à 1h04, pelo horário local (3h04 pelo horário de Brasília), com janela de lançamento de duas horas.

O local de lançamento é o Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA). A operação de abastecimento começam na tarde desta terça-feira (15) sob a liderança de Charlie Blackwell-Thompson, diretora de lançamento da agência.

Serão utilizados 2,7 milhões de litros de oxigênio líquido e hidrogênio. A segunda tentativa foi cancelada por um vazamento de hidrogênio, mas os procedimentos foram modificados e já testados. Embora seja um lançamento noturno, acredita-se que cerca de 100 mil pessoas devem acompanhá-lo, principalmente das praias vizinhas.

Clima favorável

A missão, que não é tripulada, vai apenas sobrevoar a Lua. O objetivo é confirmar se o veículo é seguro para futuras missões tripuladas. Esse mesmo foguete deve levar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua.

Após os problemas técnicos da espaçonave, dois furacões ameaçaram o foguete e adiaram a decolagem por várias semanas. No fim de setembro, ele foi levado ao prédio de montagem para não ser atingido pelo furacão Ian.

Já no início de novembro, enfrentou os ventos do furacão Nicole quando já estava na plataforma de lançamento. Houve danos à camada de selante no topo do foguete, mas a Nasa considera o risco como mínimo.

Para esta quarta-feira, há 90% de chance de o clima estar favorável. Mike Sarafin, gerente da missão, elogiou a perseverança das equipes após as tentativas de decolagem fracassadas. “Nossa hora chegará e esperamos que seja quarta-feira.”

O programa já está vários anos atrasado e, por isso, a Nasa precisa concluir a missão com sucesso. Se a decolagem de fato ocorrer nesta quarta-feira, a missão vai durar 25 dias e meio — o pouso no Oceano Pacífico está previsto para 11 de dezembro.