Ouvindo...

Netflix com anúncios não funciona em Chromecasts e Apple TV

Pacote só é compatível com versões mais recentes dos sistemas

Nova opção tem diversas limitações, inclusive em relação a dispositivos compatíveis

Lançado oficialmente na semana passada, o plano “Básico com anúncios”, da Netflix, é o mais limitado do serviço. E isso não se refere apenas às propagandas exibidas em filmes e séries: o plano não funciona na maioria das gerações do Chromecast e da Apple TV, e só pode ser executado em aparelhos e apps mais recentes.

Na Central de Ajuda da Netflix, é possível ver que os clientes têm reclamado de um erro de compatibilidade com algumas plataformas. No caso da Apple TV, a empresa diz que ainda não há compatibilidade — o que pode indicar que ela estará disponível no futuro —, enquanto no Chromecast, só o modelo mais recente, com Google TV nativo, executa o novo plano.

Os usuários especulam quais os motivos para essas ocorrências. Uma das hipóteses é que a tecnologia usada para inserir as propagandas não funcione em sistemas mais antigos, cuja programação não permite adicionar vídeos externos. Outra pode ser a pressa para lançar o plano, já que os concorrentes têm conseguido atrair clientes do streaming com pacotes mais baratos e a Disney+ planeja lançar um plano com anúncios em dezembro.

Além da Apple TV e do Chromecast, algumas outras plataformas não têm acesso ao catálogo do streaming pelo plano com anúncios. São elas:

  • dispositivos iOS não atualizados para iOS 15 ou posterior;

  • dispositivos Android em versões anteriores a 7;

  • app para PlayStation 3;

  • aplicativo da Netflix para Windows;

  • em sistemas Linux, o Chrome (não o Chromium) ou o Firefox (com o DRM ativado nas configurações) devem funcionar.

Diferentemente do Chromecast e da Apple TV, que podem se tornar compatíveis com o pacote em breve, as opções dessa lista são totalmente incompatíveis. A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Netflix para mais detalhes sobre essa limitação, mas a companhia não forneceu explicação para a ocorrência.

Como funciona o plano

O “Básico com anúncios” já está disponível no Brasil, na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na Coreia do Sul, na Espanha, nos EUA, na França, na Itália, no Japão, no México e no Reino Unido. Por aqui, custa R$ 18,90.

Os clientes dessa opção vão assistir a cinco minutos de anúncios por hora, terão resolução limitada a 720p, só poderão usar um dispositivo por vez e não poderão fazer o download do conteúdo. Os anúncios serão de 15 ou 30 segundos e sua exibição vai ocorrer antes e durante as séries e os filmes.