Ouvindo...

Plano da Netflix com anúncio já está liberado, mas ainda há incertezas

Negociação com estúdios ainda não foi finalizada

Plataforma ainda negocia termos de uso com estúdios

O novo plano com propaganda da Netflix já está à venda na plataforma, conforme antecipado pela reportagem da Itatiaia. Apesar disso, o “básico com anúncios” ainda não tem definição sobre quais conteúdos estarão disponíveis na assinatura: os contratos com Disney, NBCUniversal, Sony Pictures, Warner Bros. Discovery e Lions Gate ainda não foram finalizados.

Apesar de não produzir conteúdo original para a plataforma, a Disney fornece séries populares, incluindo “Grey’s Anatomy” e “How to Get Away with Murder”. A NBCUniversal, por sua vez, expõe conteúdo original e de biblioteca para a Netflix, como “You”.

Já a Sony Pictures é responsável pelas séries “The Crown” e “Cobra Kai”, além de filmes e a reprise de “Breaking Bad”. A Warner Bros. Discovery apresenta programas originais e conteúdo de biblioteca e é a que está mais próxima de fechar acordo com a Netflix.

O serviço afirma que o plano básico com anúncios vai ter conteúdos que representam de 85% a 90% das visualizações da plataforma. A empresa não detalhou, no entanto, quanto isso representa em termos de porcentagem de biblioteca.

A Netflix conseguiu lançar a opção com propaganda um mês antes da rival Disney+. A ideia é ampliar o crescimento de assinantes e de receita. No Brasil, o cliente vai pagar R$ 18,90 por mês e assistirá de 4 a 5 minutos de anúncios por hora de conteúdo.

A estreia do serviço deve ajudar a avaliar se o plano vai atrair novos usuários ou quantos consumidores dos outros planos vão optar pelo novo pacote. A Netflix diz que os clientes são fiéis aos planos e que a mudança de alguns não terá impacto negativo na receita. A concorrente HBO Max, entretanto, constatou que cerca de 23% dos assinantes de seu plano com anúncios, lançado em setembro, vieram de outros pacotes.

Anunciantes não aceitam preço

Para o lançamento, a Netflix atraiu marcas como Louis Vuitton, L’Oréal e Nyx. A negociação, entretanto, não foi muito benéfica para o streaming: os anunciantes relutaram em pagar um preço alto por um negócio ainda não comprovado e sem segmentação inteligente. A expectativa é que a empresa possa aumentar o preço se melhorar os recursos de segmentação e aumentar a base de assinantes.

A plataforma pedia, inicialmente, cerca de US$ 65 a cada mil espectadores atingidos. No acordo, porém, alguns anunciantes pagaram entre US$ 45 e US$ 55 por tempo de anúncio. A Netflix conseguiu cobrar um pouco mais das marcas que terão posicionamento especial.