Uma pesquisa recente da Avast concluiu que quatro em cada cinco (79%) brasileiros encontraram
Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar sobre fake news de eleições Maioria dos brasileiros confia em notícias recebidas por WhatsApp
Outra conclusão do levantamento é que 86% dos brasileiros pensam que essas plataformas deveriam se responsabilizar pela retirada de notícias falsas de seus ambientes. A análise aponta, ainda, que um em cada cinco brasileiros (21%) que leu fake news em mídias sociais não as denunciou.
Sobre as informações compartilhadas nas
Javier Rincón, diretor regional para a América Latina da Avast, aponta que um alto nível de conscientização sobre fake news é essencial para combatê-las na sociedade. “Quem consome sites de notícias com informações falsas pode entrar cada vez mais em um turbilhão de fake news”, alerta. “Pesquisas de nossa equipe de inteligência artificial mostram que mais de 17% dos sites que espalham desinformação têm links para outros sites de notícias falsas. Isso pode criar rapidamente uma cadeia de consumo de fake news.”
Segundo a pesquisa, cerca de 37% dos brasileiros concordam que as notícias e os comentários nas mídias sociais podem influenciar a decisão do voto. Metade dos entrevistados (50%) não sabe o que são bots sociais e não entende o que eles fazem — esse recurso pode ser parte essencial das notícias falsas e de sua disseminação.
Além disso, as fontes que os entrevistados consideram confiáveis não são as que eles usam para obter informações sobre eleições. Enquanto sete em cada 10 brasileiros acreditam que o rádio é uma opção de informação confiável sobre as eleições, apenas 34% o procuram para se informar. Algo semelhante ocorre com familiares: 74% dos participantes acham que eles são uma fonte confiável de informação sobre o tema, mas apenas 36% recorrem a eles.