Ouvindo...

Stories do Instagram agora podem ter até 60 segundos sem cortes

Rede social segue os passos do TikTok, seu maior concorrente, e prioriza vídeos

Stories passam a ter até 60 segundos sem cortes

Em teste desde dezembro de 2021, os stories de 60 segundos sem cortes no Instagram agora estão disponíveis a todos os usuários da plataforma. Antes, os vídeos eram cortados a cada 15 segundos — um vídeo de 1 minuto, então, era dividido em quatro partes.

Essa alteração mostra mais um passo do serviço na aposta em conteúdos de vídeo — como o concorrente TikTok. No ano passado, a rede social já havia aumentado o tamanho dos reels — vídeos curtos com página própria na plataforma — para 90 segundos.

Segundo a Meta, o objetivo é melhorar a experiência do recurso. “Agora, é possível reproduzir e criar histórias continuamente por até 60 segundos, em vez de ser cortado automaticamente em clipes de 15 segundos”, diz a empresa.

Enquanto a mudança pode agradar aos usuários que não gostavam dos vídeos com muitos cortes e podiam pular os pequenos trechos, aqueles que precisarem assistir novamente a algum clipe vão precisar rever os 60 segundos para achar o que desejam.

Muitos usuários não gostaram do novo direcionamento da plataforma com destaque para vídeos, especialmente quando o serviço lançou um feed em tela cheia, em julho. Kyllie Jenner e Kim Kardashian, que somam mais de 700 milhões de seguidores na rede social, chegaram a reclamar da alteração e o Instagram a removeu.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, responder às reclamações sobre as mudanças na rede social. “Continuaremos suportando fotos. Faz parte do nosso patrimônio”, disse à época. Ele informou, ainda, que as novidades seriam inseridas gradualmente.

Além dos stories, os reels tiveram sua duração aumentada recentemente. Em junho, eles passaram dos 60 segundos originais para até 90 segundos. Outra mudança recente levou os posts de vídeo com menos de 15 minutos automaticamente para o reels.