Ouvindo...

Procon-SP notifica Claro, Oi, TIM e Vivo sobre a oferta do 5G

As operadoras terão de detalhar informações relacionadas ao uso da tecnologia

Operadoras precisam esclarecer aspectos da implantação do 5G

Desde que começaram a oferecer o sinal 5G — já disponível em 12 capitais brasileiras —, as operadoras têm se mantido caladas sobre alguns aspectos do serviço. Em razão disso, o Procon-SP notificou, na terça-feira (30), Claro, Oi, TIM e Vivo para que detalhem a oferta da tecnologia ao consumidor.

A entidade pede que as empresas deixem claro como a implementação vai ocorrer. Os esclarecimentos devem abranger:

  • a necessidade de substituição de chip;

  • a necessidade de troca de dispositivo;

  • os preços a serem cobrados com a alteração da tecnologia;

  • detalhes sobre a adequação dos planos vigentes;

  • as principais diferenças entre as tecnologias 3G, 4G e 5G;

  • a qualidade, a eficiência e a segurança do serviço;

  • as áreas de cobertura;

  • a velocidade, garantia do serviço e período de latência;

  • se o consumidor manterá a conectividade e o acesso aos serviços em frequência diversa no caso de indisponibilidade do serviço 5G.

Por enquanto, apenas a TIM informa claramente como deve ocorrer a cobrança do acesso ao 5G StandAlone (SA), que usa antenas e infraestrutura de dados dedicadas. Claro e Vivo não têm dado respostas claras sobre o assunto. As operadoras têm até 6 de setembro para responder aos questionamentos do órgão.

O que dizem as operadoras

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com as companhias em busca de comentário oficial sobre a notificação emitida pelo Procon-SP. Veja, a seguir, os posicionamentos das empresas.

A Claro diz que tem um portal dedicado ao 5G, com orientações sobre a tecnologia, aparelhos compatíveis, área de cobertura e seção de perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema. “A operadora reitera que norteia sua atuação na boa relação com os clientes e que responderá aos questionamentos do Procon-SP”, completa. A operadora não dá detalhes a respeito de preços e ajustes em pacotes já em uso.

A TIM, por sua vez, informa que recebeu a notificação do Procon-SP e prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. “A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia”, diz nota oficial. “Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone.”

Já a Vivo destaca que mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. “Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia e quais aparelhos são compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP no prazo estipulado”, diz comunicado oficial. Apesar disso, quando indagada pela reportagem sobre os preços e as alterações nos planos atuais, a empresa não responde aos questionamentos.