Desde que começaram a oferecer o
A entidade pede que as empresas deixem claro como a implementação vai ocorrer. Os esclarecimentos devem abranger:
a necessidade de substituição de chip;
a necessidade de troca de dispositivo;
os preços a serem cobrados com a alteração da tecnologia;
detalhes sobre a adequação dos planos vigentes;
as principais diferenças entre as tecnologias 3G, 4G e 5G;
a qualidade, a eficiência e a segurança do serviço;
as áreas de cobertura;
a velocidade, garantia do serviço e período de latência;
se o consumidor manterá a conectividade e o acesso aos serviços em frequência diversa no caso de indisponibilidade do serviço 5G.
Por enquanto, apenas a TIM informa claramente como deve ocorrer a
O que dizem as operadoras
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com as companhias em busca de comentário oficial sobre a notificação emitida pelo Procon-SP. Veja, a seguir, os posicionamentos das empresas.
A Claro diz que tem um
A TIM, por sua vez, informa que recebeu a notificação do Procon-SP e prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. “A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia”, diz nota oficial. “Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone.”
Já a Vivo destaca que mantém uma página dedicada ao 5G com as localidades onde a tecnologia já está disponível. “Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia e quais