Ouvindo...

Operação desarticula rede de tráfico e lavagem de dinheiro em Patos de Minas

Ação conjunta da PC e da PM de Minas Gerais resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (5)

Agentes apreenderam drogas e um veículo usado para distribuir o material

As polícias Civil e Militar de Minas Gerais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (5) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A ação faz parte da operação Oásis, que mira o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa da região.

Os mandados foram cumpridos em imóveis nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Jardim Esperança. O primeiro abriga a principal base de atuação do líder da quadrilha, que distribuía a droga para pontos diversos da cidade.

Leia também

Já o bairro Jardim Esperança é onde moram três suspeitos, que seriam fornecedores diretos do líder da organização. Foram apreendidos cerca de três quilos de drogas em um imóvel pertencente a um dos investigados. O local estava desocupado, reforçando a suspeita da Polícia Civil de que era usado como depósito ou ponto logístico do tráfico.

A ação também resultou no bloqueio de dois imóveis vinculados ao principal investigado. Um deles é alugado a terceiros, com indícios de ocultação de patrimônio. O veículo que os suspeitos usam para distribuir a droga foi apreendido, assim como ativos financeiros em quatro contas bancárias. As investigações continuam sob segredo de Justiça.

Principal suspeito já havia sido preso

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, o líder do grupo está preso desde dezembro de 2024. A prisão aconteceu durante uma ação da Polícia Militar, que apreendeu com ele cocaína e maconha, além de munições calibre 38.

O nome da operação, Oásis, foi dado pensando justamente no suspeito. O termo remete ao luxo ostentado pelo investigado, que morava em uma casa de alto padrão em uma área de construções populares.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.