A delegacia de fraudes cibernéticas da Polícia Civil de Passos fez, nessa quarta-feira, a operação “Armadilha Digital”, que desarticulou associação criminosa que aplicava golpes através de sorteios fraudulentos divulgados em redes sociais. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão que levaram os policiais a carros de luxo, motos e jet ski, que comprovam movimentação de altas quantias em dinheiro pela quadrilha.
A investigação mostrou que os suspeitos exploravam a boa-fé de pessoas com promessas de prêmios valiosos, mas os sorteios eram manipulados ou nem mesmo realizados. O delegado Felipe Capute afirmou que os investigados criavam perfis em redes sociais, exibiam itens de luxo e anunciavam oportunidades de ganhos diante de pagamentos de baixo valor.
Em alguns casos o suposto ganhador era membro da quadrilha, simulando receber o prêmio, para dar credibilidade ao esquema. Os envolvidos embolsavam todo o dinheiro arrecadado com as apostas. Não houveram prisões na operação desta quarta-feira (27). As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha e apurar crimes como lavagem de dinheiro, que pode ter sido usada para ocultar a origem dos recursos obtidos com as fraudes.