Ouvindo...

Festa da Luz 2025: 4ª edição traz o tema ‘Culturas Urbanas’ para o centro de BH

Promessa é de que essa seja a maior edição do festival, trazendo circuito com 14 instalações luminosas

Projeto celebra as culturas urbanas com instalações, performances e obras inéditas, além de programação musical e video mapping

Belo Horizonte recebe a Festa da Luz pela quarta vez entre os dias 14 e 17 de agosto. Será a maior edição do festival até o momento, contando com um circuito de 14 instalações luminosas no baixo centro da capital mineira.

Neste ano, o tema será “Culturas Urbanas”, propondo um mergulho na força criativa das ruas. O destaque fica com manifestações como o hip-hop, graffiti, funk e a dança de rua. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa deve ser divulgada nas próximas semanas.

Leia também

Entre as novidades está o vão livre entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, sendo possível avistar o Viaduto Santa Tereza da Avenida Afonso Pena. Essa perspectiva inédita será explorada por duas instalações criadas por arquitetos, convidando o público a olhar e experienciar a cidade por novos ângulos.

Além disso, o projeto deve ser estendido para outras cidades, que ainda não foram divulgadas. A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, adianta que “O primeiro cenário será Belo Horizonte, tendo o retorno da Praça da Estação como palco. Mas outras cidades mineiras também terão, neste ano, a oportunidade de interagir com todo o brilho da Festa da Luz, em uma proposta de democratização, levando cada vez mais ações culturais para o interior do estado”.

Atrações confirmadas até agora

A line-up é majoritariamente composta por artistas de Belo Horizonte, com atrações do ramo da arte contemporânea, arquitetura e cultura popular. Os primeiros sete artistas confirmados são Criola, Bolinho, DPaula, Homem Gaiola, Coletivo Levante, Alex Senna e a dupla Mutabile Arquitetura + João Hilbert.

A obra da mineira Criola está presente em diversas regiões de BH, marcada por formas geométricas e cores fortes. Entre os exemplos está o arranha-céu da comunidade da Nova Cachoeirinha, na região Noroeste da capital mineira. Ela foi a responsável por c olorir 40 casas que formam o mural visto da avenida Antônio Carlos.

Criola conquistou ainda mais visibilidade depois de assinar o uniforme da seleção brasileira de skate nas Olimpíadas de Paris 2024, em colaboração com a Adidas e a Confederação Brasileira de Skateboarding. A artista visual trouxe sua identidade para as peças coloridas com planos de fundo geométricos na forma de losangos.

Outra artista presente é Raquel Bolinho, com seus personagens icônicos que também enfeitam pontos diversos de BH. Além dela, o arquiteto e artista visual Rafael Cançado, o Homem Gaiola, apresenta mais uma de suas experiências tecnológicas imersivas em LED e laser mapping.

O Coletivo Levante, nascido no Aglomerado da Serra, une arte, arquitetura e sustentabilidade em instalações que transformam o espaço urbano. Alex Senna, paulistano de traço monocromático, leva à Praça da Estação uma obra sobre afeto e conexão humana, apresentada em primeira mão no Festival Sensacional.

A dupla Mutabile Arquitetura + João Hilbert assina uma obra que dialoga com as novas paisagens abertas no centro da cidade. Francine de Paula (Dpaula), artista do interior de São Paulo radicada em Curitiba, também marca presença trazendo a força gráfica do hip-hop e da cultura de rua.

Serviço

Festa da Luz 2025 – 4ª edição

  • Data: 14 a 17 de agosto de 2025
  • Local: Baixo Centro de Belo Horizonte – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e Sapucaí
  • Entrada gratuita
  • Mais informações no Instagram da Festa da Luz
Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.