PBH prorroga prazo para transferência de jazigos municipais até junho de 2026

Decreto amplia prazo para regularização de jazigos perpétuos nos cemitérios públicos da capital mineira

Prazo para transferência de jazigos municipais é prorrogado até junho de 2026

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou até 30 de junho de 2026 o prazo para a transferência de titularidade dos jazigos perpétuos públicos localizados nos cemitérios municipais da capital.

A medida foi oficializada pelo Decreto nº 19.445, publicado nessa última segunda-feira (29), e vale para os cemitérios da Saudade, Bonfim, Paz e Consolação.

Com a prorrogação, os familiares têm até o fim do primeiro semestre de 2026 para providenciar a documentação necessária e efetuar o pagamento das taxas exigidas para a transferência.

Caso não haja interesse em manter a concessão do jazigo, a família poderá formalizar a renúncia.

Restos mortais de 49 pessoas serão transferidas para ossuário geral, em BH

O prazo regular para a transferência de titularidade está previsto no Decreto nº 16.227/2016, que regulamenta a Lei nº 10.828. Pela norma, a transferência deve ser solicitada em até 120 dias após o falecimento do titular.

Os descendentes devem realizar o processo diretamente junto à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), conforme a legislação vigente.

A FPMZB alerta que a ausência de regularização, a inadimplência da taxa de manutenção por três anos — consecutivos ou não — ou o abandono do jazigo podem resultar na retomada da concessão pelo município.

(Sob supervisão de Aline Campolina)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...