Ouvindo...

Dia Nacional dos Bombeiros: militares são homenageados durante cerimônia em BH

Civis e militares foram agraciados com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da corporação

Segundo a corporação, em 2024 foram mais de 470 mil atendimentos em todo o estado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a mais de 470 mil ocorrências no estado em 2024, conforme o balanço da organização apresentado nesta quarta-feira (2), durante a comemoração do Dia Nacional dos Bombeiros.

A cerimônia, realizada na Cidade Administrativa, reuniu militares da corporação e autoridades, incluindo o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o governador Romeu Zema (Novo).

Na solenidade, 32 autoridades civis, personalidades e militares, além de 57 agentes da corporação, foram agraciados com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria da instituição.

O governo informou que, entre 2019 e 2024, foram adquiridos mais de um milhão de itens entre bens de capital e de custeio, além de 400 tipos de materiais e equipamentos, totalizando um investimento de R$ 120 milhões.

Leia também

Época de incêndios

Segundo a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, os militares já estão se preparando para o período de estiagem.

Ela afirmou que o lançamento da operação de combate a incêndios deve ser feito “em breve”. “Sabemos que, quanto mais rápido fazemos o primeiro combate, mais evitamos que o fogo se alastre. A corporação está preparada para dar uma resposta cada vez mais eficiente. Prova disso foi o ano passado, que foi desafiador, mas conseguimos diminuir a área queimada no estado”, afirmou.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.