Pela primeira vez em 113 anos, uma mulher assume o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Nesta quarta-feira (29), o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan assume o posto de comandante geral da corporação, substituindo Erlon Dias do Nascimento Botelho. O subcomando da corporação e a chefia do Estado Maior estarão a cargo do coronel Moisés Magalhães de Souza.
Ainda não há uma data para oficializar a troca do comando do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, também serão prestadas as honras e agradecimentos aos comandantes coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e
A coronel Jordana já ocupou diversas posições de destaque na corporação. Ela já esteve na Subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, no Subcomando do 3º BBM, na Chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e, mais recentemente, na Diretoria de Assuntos Institucionais.
Leia também:
Governador de MG participa do lançamento de obra da base aérea de atendimento de urgência em Juiz de Fora Inaugurada nova sede do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Timóteo
A nova comandante geral é especialista em Administração Pública, com enfoque em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Ela também se especializou em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Além disso, a coronel Jordana dá aulas e orienta alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da Academia de Bombeiros Militar.
O coronel Moisés, que ocupa o subcomando da corporação e a chefia do Estado Maior é comandante Especializado de Bombeiros, e é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, em Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas. Ele também é professor e orientador no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.