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Acidentes em alta velocidade são desafio após modernização de rodovias, diz diretor do EPR

O excesso de velocidade em trechos modernizados da concessão e a falta de cinto de segurança têm causado mais acidentes e mortes nas rodovias da EPR e de outras concessionárias

Avaliação é do diretor-presidente do Grupo EPR, Luciano Louzane

Segundo o diretor-presidente do Grupo EPR, Luciano Louzane, um dos desafios da concessionária é lidar com os acidentes motivados pela alta velocidade em rodovias, que estariam se intensificando de acordo com as melhorias feitas pela empresa.

A EPR é responsável por oito trechos de rodovias em Minas Gerais, administrando 454,3 quilômetros de extensão de pista, que passam por 22 municípios mineiros. Um dos principais trechos da concessionária é a BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Segundo Louzane, o excesso de velocidade em trechos modernizados da concessão e a falta de cinto de segurança têm causado mais acidentes e mortes nas rodovias da EPR e de outras concessionárias.

“A segurança viária é um desafio que temos, quanto mais se resolve os problemas da via, mais o usuário se sente à vontade para exceder a velocidade. Mais de 50% dos acidentes na via 040 em que as pessoas morreram, elas estavam sem cinto de segurança” afirmou em palestra.

A fala foi durante painel com representantes de todas as concessionárias de rodovias mineiras no Infra Business 2025, que acontece no Expominas, região oeste de Belo Horizonte.

Radares flagram alta velocidade

Dados da EPR Via Mineira, divulgados em julho, mostram que em apenas 24 horas cerca de 3 mil motoristas excederam os limites de velocidade na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. O número levantado pela concessionária é do período educativo de operação dos novos radares.

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Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.