O papa Francisco nomeou dom Joaquim Mol como bispo coadjutor da Diocese de Santos (SP). Reitor da PUC-MG por 15 anos, dom Joaquim Mol deixa a função de bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte após quase duas décadas de dedicação. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (24).
O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, expressou a sua gratidão a dom Joaquim Mol. “Unidos em oração, vamos juntos agradecer a Deus pelo rico ministério de dom Mol em nossa amada Arquidiocese, pedindo a Jesus Cristo que continue a iluminar o seu caminho, a inspirar o exercício de sua missão, agora na amada Diocese de Santos”.
Bispo coadjutor é nomeado ou eleito pela Igreja para ajudar e substituir um bispo, arcebispo ou um prelado no exercício das suas funções.
Reitor da PUC Minas de 2007 a 2022, dom Joaquim Mol é licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia pela PUC Minas e mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) .
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação de 2011 a 2015 e também a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, de 2015 a 2023.