Ouvindo...

Prefeitura e Sindicato dos Professores de Juiz de Fora anunciam acordo na campanha salarial 2025

Reajuste para a categoria será de 6,27%, igual ao Piso Nacional do Magistério.

Mais de mil aprovados foram nomeados em 2023 no Concurso do Magistério

A Prefeitura de Juiz de Fora e o Sindicato dos Professores (Sinpro) chegaram a um acordo sobre a Campanha Salarial 2025. A categoria aprovou o acordo em assembléia realizada na terça (18) e uma comitiva se reuniu com representantes da categoria nesta quarta.

O acordo propõe reajuste salarial para este ano, igual ao Piso Nacional do Magistério, de 6,27%, que será aplicado para toda a carreira, será com retroatividade, para ativos e inativos.
O Sinpro destacou que uma valorização salarial recorde nos últimos quatro anos.

De acordo com o publicação do sindicato, também foi aprovada a redução da jornada dos secretários escolares para 6h diárias, sem redução de salário. O projeto de lei será encaminhado nesta quinta (20) para a Câmara Municipal. Também foi acordada a realização de concurso interno para essa mesma categoria, com apresentação do calendário até 15 de março.

Outros pontos e negociações em andamento

O Sindicato informou que acordou com a Prefeitura que o processo de contratação temporária dos educadores deve ser finalizado até dezembro do ano que antecede o ano letivo seguinte. E que a Secretaria de Esportes e Lazer terá contratação própria de contratação de professores de educação física, e não fará parte da contratação anual de professores da Secretaria de Educação. E a garantia de análise para efetivação imediata, no prazo máximo de 60 dias de novo professor em vagas abertas por aposentadoria, falecimento ou exoneração.

O Sinpro também elencou que fará um levantamento junto às escolas para identificar possíveis faltas de professores e que a Prefeitura deve autorizar a contratação de 94 professores de apoio.

As negociações sobre inclusão de linguagens artísticas nos currículo da Educação Infantil e nos Anos Iniciais seguem em uma mesa específica. Para Educação Infantil e para as turmas do 4º e 5º anos, a oferta de linguagens artísticas será retomada de imediato. O Executivo Municipal se comprometeu a seguir com as negociações para absorver os profissionais que não foram contemplados.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.