Ouvindo...

Times

Ler 'Úrsula’ é um ato político e reparação histórica, diz professora; obra será exigida em prova do Cefet-MG

Obra é considerada o primeiro romance afro-brasileiro e reflete as mazelas e a crueldade da escravidão e o exílio dos africanos

O processo seletivo de 2025 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) terá como obra obrigatória o livro "Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, publicado em 1859 e considerado o primeiro romance afro-brasileiro.

Para a professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG, Bruna Ferraz, por ser feito por uma mulher negra, trazendo aspectos relacionados à negritude, a obra é uma “reivindicação de um lugar de fala”.

O livro mescla a vida e a experiência de escrita, marcando a construção de personagens negros, no contexto da escravidão. Ele reflete, ainda, as mazelas e a crueldade da escravidão e o exílio dos africanos.

Segundo a professora, a obra se diferencia dos demais justamente pelo teor abolicionista e por refletir sobre “as barbaridades cometidas contra os africanos, privados da pátria, da liberdade, da vida”. Ferraz cita, inclusive, uma fala de uma das personagens da obra, a Mãe Suzana.

"É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim, e que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos”
Mãe Suzana, personagem do livro "Úrsula”
Leia também

Ler Úrsula é um gesto político

Para Bruna Ferraz, ler o primeiro romance afro-brasileiro é uma forma de “reparação histórica” e um “gesto político” já que, até hoje a sociedade carrega os estigmas da escravidão.

“Maria Firmina dos Reis ousou ser uma mulher, negra e escritora num contexto completamente adverso”
Bruna Ferraz, professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo abrirão no dia 1º de agosto e serão concluídas no dia 8 de outubro de 2024. As provas serão no dia 24 de novembro. "Úrsula” pode motivar abordagens em questões de outras matérias, além de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

A obra "Úrsula” está disponível em formato PDF neste link, de forma acessível e gratuita para qualquer tela ou dispositivo móvel.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais