Problemas na coluna são a segunda maior queixa de pacientes que procuram auxílio médico, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. A primeira queixa é a dor de cabeça. Ainda de acordo com a OMS, 80% da população mundial vão ter, pelo menos, duas crises de coluna na vida. Diante disso, o Instituto Horizonte recebe, entre quinta-feira (16) e sábado (18), o II Simpósio Internacional de Coluna Vertebral.
“Há uma prevalência muito grande de dores na coluna devido a hábitos ruins como a falta de atividade física, a falta de uma alimentação correta e uma série de outros fatores profissionais e ambientais”, explicou o presidente do simpósio, Mauricio Calais.
Tumores da coluna vertebral estão entre os temas que serão discutidos no evento: “Vamos falar de tumores na parte óssea e na neurológica”, explicou.
Leia mais:
Com inteligência artificial, exoesqueleto italiano dá uma força a trabalhadores; Homem atingido por aparelho de musculação mantém esperança em voltar a andar Realidade virtual vai ser usada para tratar dor nas costas
Especialistas nacionais e internacionais marcarão presença. Um deles é Zizya Gokasman, professor e presidente do departamento de neurocirurgia da Wawen Alpert Medical School da Brown University, que é um dos convidados. “É o um dos maiores nomes do assunto na do mundo. Ele vem de Boston, dos Estados Unidos”, disse Calais.
Também são convidados Willian Gemio Jacobsen Teixeira (médicos coordenador o grupo coluna do instituto do Câncer estado de São Paulo), Marina Nassif (médica hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein, membro da Society of Hematologic Oncology) e Alderico Girão (medico do Intuito Nacional de Traumatologia e Ortopedia e cirurgião de coluna e membro da SBC).
A expectativa de participantes é de cerca de 250 pessoas. “O evento é focado para profissionais médicos, principalmente, cirurgiões de coluna e oncologistas. Mas também é aberto para radiologistas, profissionais de outras áreas na medicina e também profissionais ligados enfermagem”, disse. Para inscrições e mais informações, acesse