Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11), o Coronel Flávio Santiago disse que a Polícia Militar agiu em “legítima defesa” na morte dos irmãos Rafael Francisco Vieira da Silva, de 27 anos, e Branio José Vieira da Silva, de 29 anos, em Esmeraldas (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o porta-voz da PM, Branio atacou um dos oficiais com um canivete e foi baleado em resposta. O policial sobreviveu “por sorte”.
As mortes aconteceram, nesse domingo (10), durante a festa de São José, padroeiro da cidade, e gerou comoção na comunidade.
Hoje (11),
O caso
Durante entrevista coletiva, o Coronel Flávio Santiago explicou a operação e disse que a Polícia Militar foi acionada via 190 durante uma briga envolvendo uma denúncia de estupro, em Esmeraldas (MG), após uma cavalgada.
O pai de uma suposta vítima estaria partindo para cima de um suspeito pelo crime. Durante a intervenção da PM, um dos irmãos teria desferido um golpe de canivete no pescoço do policial, durante uma briga com um terceiro envolvido na situação.
O Coronel disse que, por muito pouco, a corporação não estava lamentando a morte de militar,
Segundo o PM, o golpe só não foi fatal porque a lâmina estava com a “mola cega”. Em resposta, o soldado da guarnição efetuou um disparo contra Branio José Vieira da Silva.
Ao ver a cena, o outro irmão reagiu, tentou roubar a arma do sargento e também foi baleado - explicou o Coronel Flávio Santiago.
Os dois irmãos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. A Polícia Militar afirma que agiu em “legítima defesa”.
Muitas pedras foram jogadas por populares em direção à viatura durante o resgate dos irmãos baleados, em Esmeraldas (MG), segundo a PM. O pneu da viatura ficou rasgado e chegou apenas com a calota no hospital, disse o Coronel.
Segundo familiares das vítimas,
Ônibus queimado
Um ônibus foi queimado e uma pessoa baleada, nesta segunda-feira (11), na zona rural de Esmeraldas (MG), na Grande BH.
Conforme a Polícia Militar, quatro homens e duas motos colocaram fogo no ônibus em manifestações contra a morte dos irmãos, nesse domingo (10).
Quando a viatura chegou no local da ocorrência, eles teriam efetuado disparos em direção a polícia.
Um dos suspeitos foi baleado e outro preso. A segunda moto conseguiu fugir.
O suspeito baleado foi levado para o Hospital Regional de Betim e, a princípio, não corre risco de morte. O preso foi levado para à Delegacia da Polícia Civil.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.