Primeiro ciclone extratropical de 2026 pode trazer temporais ao Sul neste fim de semana

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob alerta de grande perigo; fenômeno vem do Uruguai

Sul terá fim de semana com tempestadas por ciclone extratropical

O primeiro ciclone extratropical do ano está previsto para este fim de semana. O fenômeno começou a ser formado na madrugada desta sexta-feira (9), no Uruguai, e pode intensificar os temporais no Sul do Brasil nos próximos dias.

Na sexta-feira (9), o risco no Rio Grande do Sul e nos demais estados da região será os temporais, caracterizados como fortes a severos, de acordo com a MetSul Meteorologia. Rajadas de vento forte e queda de granizo também estão previstos.

Ainda segundo a MetSul, há perigo de vendavais intensos, com danos por rajadas de aproximadamente 100 km/h.

No sábado (10), o Oeste Gaúcho pode ter um clima instável desde cedo. Mas, na maior parte da região Sul do país o sol chega a aparecer entre nuvens e a chuva pode acontecer durante a tarde e à noite.

No domingo (11), apesar de um começo de dia com chuva no Norte e Nordeste do estado Gaúcho, o sol aparece na maior parte do território. Durante a tarde, há chance de chuva isolada no Sul e Leste do estado. Nesta data, a instabilidade do clima se concentra no Paraná e em Santa Catarina, informou a MetSul.

Apesar do maior risco estar concentrado na Região Sul do Brasil, a instabilidade do ciclone no Uruguai também vai alcançar áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de chuva forte isolada e temporais.

Leia mais:

Alerta de grande perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (9), um alerta de grande perigo para tempestades nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Estão previstas chuvas superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. O cenário também aumenta o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Já o estado do Paraná está sob alerta de perigo para tempestades. O Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Os dois avisos valem até às 23h59 desta sexta-feira (9).

Recomendações

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O que é um ciclone extratropical?

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão organizada em vários níveis da atmosfera, gerando muitas nuvens e ventos fortes. A intensidade das consequências do fenômeno depende da força do sistema e da proximidade com o continente.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse tipo de ciclone é o mais comum no Brasil e está relacionado ao choque entre uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. Esse fenômeno pode se formar em qualquer época do ano, mas são mais frequentes nos meses de outono e inverno.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...