Uma cena inusitada surpreendeu dois irmãos acostumados com a rotina do interior de Minas Gerais: um passarinho bico-de-lacre foi preso por um fio de uma teia de aranha. O fato ocorreu no canavial da Cachaça Século XVIII, na cidade de Coronel Xavier Chaves, Região do Campo das Vertentes de Minas, e foi filmado pelo engenheiro de alimentos e ‘cachaceiro’ João Fernando Silva de Resende Chaves, de 24 anos.
João estava com o irmão, Francisco José de Resende Chaves, de 28 anos. “A teia estava de fora a fora e a aranha estava no mato. Eu não a vi, mas conheço esse tipo de aranha. Ela não faz as teias desenhadas e é um fio resistente”, disse o engenheiro à Itatiaia nesta sexta-feira (9).
João contou à reportagem que nunca tinha visto algo parecido. Por isso, decidiu filmar e postar o vídeo nas redes sociais. “Essa é novidade. Eu nunca tinha visto, não”, disse Francisco, responsável por libertar o bico-de-lacre. “Assim que ele voou, pousou em uma árvore para descansar”, contou João à reportagem.
Fio de teia de aranha prende passarinho pico-de-lacre em MG: 'Arapuca'
— Itatiaia (@itatiaia) January 9, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7uf0t
📹 Vídeo cedido à Itatiaia pic.twitter.com/0WXYSApuqr
Comentários
O vídeo gerou uma série de comentários no Instagram. “Por isso que o Homem-Aranha segurou um trem”, brincou um seguidor, referindo-se ao filme do super-herói da Marvel.
“Biquinho-de-lacre. Até em seiva de árvores ficam presos, de tão pequenos e frágeis”, escreveu outro.
“Pior que acontece mesmo, na casa dos meus avós já ocorreu isso, e a aranha nem era tão grande assim, era da espécie Nephilingis (aranha de telhado)”, postou outro.