Ouvindo...

Chuva em BH: casas atingidas por alagamentos podem ter IPTU perdoado; veja como

Morador precisa solicitar avaliação de risco para a Defesa Civil e dar entrada no processo pela internet; capital segue em alerta para chuvas fortes

Imóveis na Vila do Índio, em Venda Nova, foram invadidos pela água

A chuva que atingiu Belo Horizonte na noite de terça-feira (23) causou muitos estragos. O temporal, que teve volume superior a 25% ao esperado para janeiro, afetou em especial a região Centro Sul e Venda Nova, onde a água invadiu casas e deixou um rastro de destruição.

O que muita gente não sabe é que possível pedir o ‘perdão’ do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em BH com base nos estragos causados por alagamentos e outros desastres naturais. Confira abaixo o passo a passo de como solicitar o perdão do débito do IPTU em BH.

Como solicitar a remissão do IPTU devido às chuvas em BH?

Para solicitar a remissão do IPTU de imóveis em BH por conta de danos causados pela chuva, siga o passo a passo:

  • Entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e solicite uma avaliação de risco;
  • Com o número de protocolo recebido, acesse esta página da Prefeitura de Belo Horizonte e clique em solicitar;
  • O cidadão receberá o protocolo da documentação apresentada e aguardará a notificação do resultado;
  • Para acompanhar, acesse esta página da Prefeitura de Belo Horizonte e clique em “Acompanhe sua Solicitação” no canto superior esquerdo desta página;
  • Na sequência, selecione “Ir para Área de Relacionamento”, clique em “Minhas solicitações” e selecione o protocolo para o qual deseja saber o andamento.
Leia também

BH em alerta

Belo Horizonte e outros 649 municípios mineiros, incluindo aqueles da Grande BH, estão em alerta para chuvas intensas de até 50 milímetros ao dia e ventos de até 60 km/h. O comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até às 10h de sexta (26), mas pode ser renovado a qualquer momento.

Recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.