A primavera, que marca a transição entre o período seco e a estação chuvosa no Brasil, começa no dia 22 de setembro de 2025, às 15h19. Nesta última semana antes da mudança de estação, Minas terá um alívio no tempo seco em algumas regiões do estado, após cidades mineiras registrarem alerta de umidade de até 12%. Mas e a primavera em si? Como será este ano? Conversamos com Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para saber detalhes.
Segundo ela, o início da estação, no fim de setembro e início de outubro, ainda tem características do fim do período seco. “Ou seja, grande variação das temperaturas ao longo do dia, baixos índices de umidade à tarde em quase todo o estado e predomínio de sol entre poucas nuvens”, diz.
Leia também:
Anete ressalta que a primavera costuma registrar as maiores temperaturas do ano, inclusive com ondas de calor. Contudo, ainda não é possível saber se teremos essas ondas este ano. Até agora, em 2025, a maior temperatura no estado foi de 38,6 °C em 10 de setembro, 38,6°C em Montalvânia, Espinosa e Nova Porteirinha (Norte).
Em Belo Horizonte, o pico ocorreu em 22 de janeiro, quando a estação da Pampulha marcou 33,8 °C.
“Paralelamente a isto, as primeiras pancadas de chuva que ocorrem entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro costumam vir acompanhadas de rajadas de vento, muitos raios e, muitas vezes, com precipitação de granizo”, explicou.
A tendência é de que, a partir de meados de outubro, as chuvas fiquem mais frequentes no Centro-Sul e Oeste do estado, avançando para o Norte e Nordeste. Em novembro, todo o território já deve ter registro de chuva.
“Como este ano as estações do ano têm apresentado condições próximas à climatologia, provavelmente, a primavera siga o mesmo comportamento”, acrescentou.
Tempo seco melhora nos próximos dias
Nos próximos dias, parte de Minas Gerais terá uma melhora no tempo seco devido à umidade vinda do oceano. Mesmo assim, Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte do estado devem continuar com índices baixos.
“A propagação de áreas de instabilidade pela Região Sudeste pode trazer pancadas de chuva isoladas para o Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata ainda nesta terça-feira, entre tarde e noite”, disse.
A meteorologista não descarta chuva passageira também na Grande BH e no Oeste do estado, entre a tarde de terça (16) e a manhã de quarta (17).
Temperaturas
Entre quarta (17) e quinta-feira (18), as temperaturas em Belo Horizonte devem variar entre mínima de 14 °C e máxima de 29 °C. Já na sexta (19) e no sábado (20), os termômetros sobem um pouco: mínima de 15 °C e máxima de 30 °C.