A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) irão ofertar, juntos, cerca de 7,2 mil vagas para cursos de graduação. As duas instituições de ensino irão disponibilizar as oportunidades por meio do
As vagas da UFMG são para os campi de Belo Horizonte e Montes Claros. Já as vagas do CEFET-MG são para os campi localizados em Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha. Os estudantes interessados a estudarem nas instituições devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 e terem concluído o terceiro ano do ensino médio.
Cotas
A legislação de cotas brasileira determina que 50% das vagas nas universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio sejam direcionadas para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública.
Dessas, metade vai para estudantes que tenham renda familiar bruta mensal maior que um salário mínimo por pessoa, já a outra metade é direcionada para alunos que tenham renda familiar bruta mensal menor que um salário mínimo por pessoa.
As vagas direcionadas aos candidatos que possuem renda familiar menor ou igual ao teto estabelecido, também serão dividas às subcotas voltadas para pessoas autodeclaradas como pretas, pardas, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.
Vale lembrar que o número de vagas direcionadas será proporcional a quantidade de pessoas dessas minorias residentes em cada estado.
Resultado do Sisu
O resultado dos processos seletivos serão divulgados no dia 30 de janeiro no portal único de acesso do Sisu.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.