Ouvindo...

Verão e calor: saiba como limpar o ventilador do jeito certo

Com a chegada do verão e a possibilidade de novas ondas de calor, é importante realizar a limpeza dos aparelhos para se refrescar

Com a chegada do verão, é importante limpar o ventilador para aliviar o calor

O verão chegou! A estação do calor começou oficialmente na sexta-feira (22), com isso, muitas pessoas recorrem aos ventiladores para se refrescar. Para o efeito correto, no entanto, é preciso limpar o aparelho do jeito correto.

Viviane Alves, doutora e professora do Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, explica por que é preciso limpar o aparelho de forma adequada.

    “O ar contém microrganismos em todos os lugares, incluindo vírus, bactérias e fungos. E a maior parte deles não causam mal à saúde. Eles são essenciais a sobrevivência dos humanos, animais, plantas e do planeta. Mas há uma parcela que causa doenças”, explica a professora.

    Em relação ao sistema respiratório, algumas pessoas são vulneráveis por alguma deficiência imunológica ou têm alergia. “A rinite, asma e outras doenças respiratórias estão sensíveis a esses microrganismos, então é muito importante manter higiene dos equipamentos (para refrescar) porque eles acumulam poeira, fragmentos de tecido fragmentos e pelos”, reforça a especialista.

    O acúmulo de poeira e matéria orgânica pode servir de fonte de nutrição para alguns microrganismos. Além disso, acumula também ácaros, que provocam alergias.

    Como limpar o ventilador do jeito certo?

    Os aparelhos, como ventilador, ar-condicionado, climatizador e umidificador vêm sempre com um manual de instrução em relação a limpeza. Por isso, a maneira de limpar pode variar em função do equipamento.

    Em primeiro lugar, é importante que esses equipamentos estejam desligados da rede elétrica. “Para que ocorra a limpeza não é necessário utilizar nenhum tipo de produto específico”, ressalta Viviane Alves.

    Para os ventiladores mais simples basta retirar a grade da frente e lavar ela com água e sabão. E a parte de trás pode desparafusar e lavar, ou pode usar uma esponja com água e sabão para tirar o excesso da sujeira.

    A especialista em microbiologia reforça a importância da limpeza frequente para evitar doenças respiratórias. “Tem que ser limpo periodicamente pelo menos uma vez por mês ou até menos tempo. Dependendo do modelo, os ventiladores e climatizadores, uma vez por semana seria o ideal”.

    Alguns umidificadores de ar podem ser lavados inclusive com mangueira, colocados debaixo d'água, dependendo do modelo do equipamento.

    No caso do ar-condicionado é necessário limpar o filtro e trocar ao longo do tempo, de acordo com o indicado no manual de instrução.

    "É importante que a limpeza seja feita frequentemente para a remoção de todos os microrganismos, incluindo aqueles que podem causar doenças. Alguns podem causar pneumonias, tanto por fungos, quanto bactérias. Sendo a pneumonia por fungos até mais graves”, reforça a professora de microbiologia da UFMG.

    Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde