Ouvindo...

Verão 2024: Minas deve ter chuva acima da média e altas temperaturas

Segundo Inmet, o fenômeno El Niño, que deve continuar atuando em terras mineiras até o mês de abril de 2024 e as temperaturas devem se manter elevadas em todo o estado

O verão começa nesta sexta-feira (22) exatamente às 00h27 e termina no dia 20 de março, às 00h06. A estação é a época de calor em todo o Brasil, com dias quentes e muitas vezes abafados, mas também, com pancadas de chuva frequentes pelo menos à tarde e à noite.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão será marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.

Segundo o Meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, devido ao fenômeno El Niño, que deve continuar atuando em terras mineiras até o mês de abril de 2024, as temperaturas devem se manter elevadas em todo o estado. Até o momento não há previsão de nova onda de calor.

Influência do El Niño

🟠 Segundo o Cilmatempo, altas temperaturas serão registradas no mês de janeiro, que também terá chuvas com comportamento irregular no Norte e Leste de Minas.

🌧️ No Triângulo Mineiro, Sul de Minas, interior de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, terá chuvas entre a média e um pouco acima da média.

🌬️ Fevereiro será mais úmido em todas as áreas.

⛈️ Março deve ser de chuvas concentradas na primeira quinzena - um pouco acima da média no norte de Minas Gerais.

Ainda segundo o meteorologista, com a chegada do verão, a perspectiva é de aumento das chuvas nos próximos três meses. “A precipitação das chuvas devem ficar acima da média hematológica sobre Belo Horizonte, Região Metropolitana e todo o estado de Minas Gerais”, disse.

Claudemir disse, ainda, que o ano de 2023 foi de uma primavera com chuva bastante irregular e abaixo da média hematológica em todo o estado. Inclusive em algumas cidades do Norte, Noroeste e o Vale do Jequitinhonha. Segundo ele, o volume total de precipitação durante a primavera não superou os 50 mm. E com isso a situação fica bastante crítica em termos de precipitação.

Norte e Vale do Jequitinhonha

Sobre o norte de Minas Gerais, assim como também o Vale do Jequitinhonha, Claudemir alerta especialmente para os próximos meses, que pode ter chuva acima da média climatológica em todas as regiões.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.