O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas meteorológicos de chuva que afetam 17 estados do Brasil neste sábado (11). Abaixo, confira os locais afetados por cada um dos avisos.
Alertas amarelos de chuvas intensas
Dois alertas amarelos de chuvas intensos afetam estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Ambos os avisos são válidos até às 10h desta segunda-feira (12).
Os comunicados descrevem perigo potencial de chuvas intensas de 20 a 30 mm/h, ou 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Confira os estados afetados:
- Acre;
- Amazonas;
- Amapá;
- Bahia;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Piauí;
- Rondônia;
- Tocantins.
Alerta amarelo de tempestade
Um alerta amarelo de tempestade, de grau de severidade perigo potencial, afeta estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O aviso é válido até às 10h desta segunda-feira (12).
O comunicado descreve possibilidade de queda de granizo, chuva de 20 a 30 mm/h e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Confira os estados afetados:
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- São Paulo.
Alerta amarelo de tempestade
Alerta amarelo de acumulado de chuvas
Um alerta amarelo de acumulado de chuva, de grau de severidade perigo potencial, afeta os três estados da Região Sul. O aviso é válido até às 10h desta segunda-feira (12).
O comunicado descreve possibilidade de chuva de 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm/doa. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Confira os estados afetados:
- Paraná;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Alerta amarelo de acumulado de chuvas