O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou neste domingo (11) imagens do rastro de destruição deixado pelo
Uma equipe de meteorologistas se deslocou ao bairro Guatupê, o mais afetado do município, para colher dados e avaliar a dimensão do fenômeno. Abaixo, assista ao vídeo:
Tornado no PR: veja imagens do rastro de destruição deixado pelos ventos
— Itatiaia (@itatiaia) January 11, 2026
📹 Reprodução/ Simepar pic.twitter.com/L0a9Q6Xzqc
Após análise, o Simepar informou que o tornado foi categorizado como F2 na escala Fujita. Os ventos deixaram duas pessoas feridas e afetou 350 casas, o que impactou cerca de 1,2 mil pessoas.
A escala Fugita vai até o nível 5 (F5) e categoriza os tornados de acordo com a velocidade dos ventos e danos que o fenômeno pode ocasionar.
“Os moradores de duas residências ficaram desalojados, indo para a casa de familiares. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o evento e foram encaminhadas para as unidades de atendimento em saúde”, informou o governo estadual.
Rastro de destruição
O fenômeno, que atuou nesse sábado (10), também provocou queda de árvores e afetou a rede e distribuição de energia elétrica. Foram mobilizados o Corpo de Bombeiros e equipes das defesas civis municipal e estadual.
A Defesa Civil Estadual encaminhou uma carga de 2,6 mil telhas para auxiliar os moradores do Guatupê que tiveram as residências danificadas pelo tornado.
“Essa carga de 2.600 telhas para São José dos Pinhais vai auxiliar as famílias mais afetadas, ajudando para que a população possa se reestabelecer o mais rápido possível”, afirma Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual.