Tornado na Grande Curitiba deixa feridos, danifica 350 casas e impacta 1,2 mil pessoas

Fenômeno em São José dos Pinhais foi categorizado como F2 na escala Fujita, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar)

Tornado na Grande Curitiba deixa feridos, danifica 350 casas e impacta 1,2 mil pessoas

A Defesa Civil do Paraná informou nesse domingo (11) que o tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, deixou duas pessoas feridas. Além disso, 350 casas foram afetadas, o que impactou cerca de 1,2 mil pessoas.

“Os moradores de duas residências ficaram desalojados, indo para a casa de familiares. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o evento e foram encaminhadas para as unidades de atendimento em saúde”, informou o governo estadual.

O fenômeno, que atuou nesse sábado (10), também provocou queda de árvores e afetou a rede e distribuição de energia elétrica. Foram mobilizados o Corpo de Bombeiros e equipes das defesas civis municipal e estadual.

O bairro Guatupê foi o local de São José dos Pinhais que mais sofreu os impactos do tornado. A Defesa Civil Estadual encaminhou uma carga de 2,6 mil telhas para auxiliar os moradores da região.

“Essa carga de 2.600 telhas para São José dos Pinhais vai auxiliar as famílias mais afetadas, ajudando para que a população possa se reestabelecer o mais rápido possível”, afirma Marcos Vidal, assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual.

Após análise de uma equipe de meteorologistas, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado foi categorizado como F2 na escala Fujita.

A escala Fugita vai até o nível 5 (F5) e categoriza os tornados de acordo com a velocidade dos ventos e danos que o fenômeno pode ocasionar.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...