Serra das Araras será fechada na noite deste domingo para transporte de carga pesada

Segundo a concessionária responsável, a RioSP, o trecho só será totalmente liberado na manhã de segunda-feira (12)

A operação ocorre em parceria da concessionária com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A pista de subida da Serra das Araras, no sentido São Paulo, da BR-116 ( Via Dutra), ficará completamente fechada a partir das 22h deste domingo (11). Conforme informado pela concessionária responsável pelo trecho, RioSP, a reabertura ocorrerá apenas na manhã de segunda-feira (12).

O fechamento da pista acontece devido ao transporte de um transportador de seis metros de largura e 106 metros de comprimento. Durante o deslocamento da carga, não é possível que outros automóveis ultrapassem a carreta, já que ela ocupa todo o espaço da pista. O trajeto é monitorado 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

O conjunto transportador irá transpor da pista de descida (sentido Rio) para a pista de subida (sentido São Paulo) no km 233 e seguirá até o km 224, onde retornará à pista de descida (sentido Rio) e seguirá até o km 221 em Paracambi, onde fará uma nova parada.

Devido ao tamanho, é necessário um esquema especial para garantir o deslocamento seguro. A operação ocorre em parceria da concessionária com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Neste domingo, o início do serviço preparatório começou por volta das 9h, com interdições parciais na pista de subida no sentido São Paulo.

Leia também

O término do deslocamento e a previsão de liberação total do tráfego estão previstos para às 7h de segunda-feira.

Segundo a RioSP, os motoristas que passarem pela região no sentido Rio de Janeiro, contrário à carga, devem redobrar a atenção à sinalização e respeitar os limites de velocidade.

É possível obter informações sobre as condições de tráfego pelo WhatsApp (11) 2795-2238, pelo site da RioSP ou pelo telefone 0800 017 3536.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...