Bloco Magia Negra levará ‘A criação do mundo por Odoá' às ruas do Concórdia, em BH

Desfile acontece no dia 18 de fevereiro; bloco celebra a cosmologia do povo iorubá e homenageia o músico mineiro Marco Ribas

Banda Bloco Magia Negra

O Carnaval já toma conta de Belo Horizonte, e os blocos de rua entram na reta final de preparação para levar os trios às ruas da capital. Entre manifestações que vão da cultura africana às raízes periféricas, a diversidade marca a folia deste ano em diferentes regiões da cidade.

No bairro Concórdia (Região Nordeste), o Bloco Magia Negra puxa um arrastão que celebra a cultura afromineira. Tradicionalmente realizado na Quarta-feira de Cinzas, o cortejo percorre as ruas da chamada “Pequena África” de Belo Horizonte.

O fundador do bloco, Camilo Gan, explica a proposta.

Leia também:

Leia também

“A missão seria um bloco afro. Ele tem um comportamento, principalmente o Magia Negra, de promover uma afrobetização por meio da cultura negra. O arrastão do Magia Negra é um ritual desenhado pelas ruas do Concórdia, que é o território da Pequena África de BH. Sem tambores não tem Carnaval”, afirma.

Neste ano, o arrastão acontece no dia 18 de fevereiro de 2026, com o tema “A criação do mundo por Odoá”, inspirado na cosmologia do povo iorubá, da África Ocidental.

“A gente sempre homenageia referências negras, e este ano estamos homenageando Marco Ribas, mineiro de Pirapora, como exemplo de que somos afroglobais”, completa Camilo.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...