Se tem Carnaval em Belo Horizonte, tem Baianeiros. O bloco arrasta milhares de foliões pelas ruas da capital mineira, formando um verdadeiro mar de gente atrás do trio elétrico. No repertório, clássicos da música baiana dividem espaço com releituras de hits atuais e canções de artistas mineiros, tudo com uma batida contagiante que não deixa ninguém parado.
Um dos fundadores do bloco, o cantor Lelo Lobão, ex-integrante da banda Chiclete com Banana, fala da expectativa para o Carnaval deste ano.
“A gente tá preparando um repertório super especial, cheio de lançamentos, do audiovisual gravado comemorativo de 10 anos, agora invadindo o 11º ano na avenida, pra gente trazer muitas novidades, muita mistura e aquela velha energia e felicidade de sempre do Baianeiros”, afirmou.
Leia também:
Carnaval BH: venda ilegal de credenciais de ambulantes pode gerar multa, apreensão e crime Série documental destaca a resistência inclusiva do bloco ‘Todo Mundo Cabe no Mundo’
Segundo ele, o desfile acontece tradicionalmente no domingo (15) de Carnaval, 12h, na região do Castelo, e também na terça-feira (17), na Avenida Amazonas, no Centro de Belo Horizonte.
O crescimento do bloco também se reflete no público cada vez mais diverso. “A gente vê nas ruas a cada ano, a cada saída nossa e também no contato. Eu sou baiano e muitos amigos meus, inclusive de Salvador, vêm para cá para desfilar nesse Carnaval junto com o Baianeiros. É a receptividade, a cultura e a alegria do mineiro recebendo o mundo inteiro”, avaliou Lelo.
Outra novidade deste ano é o lançamento de um clube de benefícios para os foliões. “A gente tá lançando um clube de benefícios e descontos pros nossos baianeiros queridos, pra acompanhar a gente durante todo o ano. Vai oferecer descontos em vários estabelecimentos, entregas exclusivas da banda, como copos e brindes, e até sorteio de foliões pra passar o Carnaval com a gente, talvez em cima do trio elétrico”, contou o cantor e compositor Daniel Maestre, que também fundou o Baianeiros.
Antes do desfile oficial, o bloco promove um ensaio geral, já tradicional, uma semana antes do Carnaval. “A gente mostra pro público as músicas e as novidades que vamos levar musicalmente falando”, explicou Daniel.
Neste ano, o ensaio conta com a participação do Baiano Rosados e do Baile do Maguá, no dia 8 de fevereiro, no bairro Buritis, a partir das 10h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
Serviço – Bloco Baianeiros
Desfiles
- Domingo de Carnaval – a partir de 12h
- Região do Castelo – Belo Horizonte
- Terça-feira de Carnaval – horário a confirmar
- Avenida Amazonas, Centro de Belo Horizonte