Foliões mineiros podem trocar materiais recicláveis por produtos e bônus durante o Carnaval

Iniciativa é realizada pela empresa Estação Circular, que oferece bônus na troca de resíduos por pontos, entre os dias 1 e 18 de fevereiro

Empresa mineira possibilita trocar resíduos por produtos durante o Carnaval

Neste Carnaval, a startup mineira Estação Circular faz um convite especial aos foliões: pensar na quantidade de lixo gerada durante a folia. Em 2025, por exemplo, em Belo Horizonte, mais de 230 toneladas de resíduos foram recolhidos nos dias da festa.

Em parceria direta com associações de catadores, a empresa lança uma ação para incentivar o descarte correto durante os dias de folia, oferecendo bônus na troca de resíduos por pontos, entre os dias 1 e 18 de fevereiro.

Leia também

Ao levar materiais recicláveis aos locais de coleta, a população recebe pontos que podem ser acumulados e trocados por produtos fabricados a partir dos próprios resíduos, fechando o ciclo da economia circular. São aceitos itens como latinhas, tampas, frascos, potes e galões plásticos, garrafas PET, livros, revistas, cadernos usados e até produtos quebrados, como baldes, cadeiras e bancos de plástico. Cada material possui uma pontuação específica, calculada por quilo ou fração.

“Os pontos acumulados podem ser trocados por produtos reciclados e, em alguns casos, até por créditos em PIX. Isso valoriza o material e, principalmente, o trabalho dos catadores”, explica Davi Iankous, idealizador da iniciativa. Entre os produtos que podem ser trocados nas estações estão: vasos e kits para plantio, baldes, bolsas, bandejas, caixas organizadoras, comedouros para pets, bancos e até cadernos.

Pontos de coleta

Atualmente, a iniciativa conta com seis postos fixos de recolhimento em Minas Gerais, localizados em Betim, Belo Horizonte, Congonhas, Sarzedo, Curvelo e Esmeraldas. Na capital, a coleta é realizada na Estação Circular Supermercados BH, Avenida Santa Teresinha, 389.

Além dos seis postos fixos de coleta, a startup conta com uma Estação Circular móvel, com autonomia e capacidade de operar em pontos diversos.

Leia mais:

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

Ouvindo...