Apesar de rumores de que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (Republicanos), pode se filiar ao Podemos para disputar uma vaga de deputado federal por Minas Gerais, o partido nega. A executiva nacional da legenda está reunida nesta quarta-feira (4).
Na sequência, deve haver uma reunião do diretório estadual, com a presença do secretário de governo de Romeu Zema, Marcelo Aro (PP), que comanda um grupo do qual o Podemos faz parte em Minas. A candidatura de Eduardo Cunha deve um dos assuntos. O partido nega que Cunha seja candidato e afirma que esse é o tipo de informação que atrapalha a chapa. O pré-candidato quanto a legenda negam que haja qualquer decisão nesse sentido.
Atualmente, Cunha está filiado ao Republicanos. O ex-deputado se mudou para Belo Horizonte no ano passado. Apontado como peça fundamental no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Cunha foi preso em 2016 pela Operação Lava-Jato, acusado de receber propina em contratos de navios-sonda, e teve o mandato cassado. A defesa alegou perseguição e o Supremo Tribunal Federal anulou a sentença sob a argumentação de que a competência era da justiça eleitoral. Cunha está elegível.
O ex-deputado disse à coluna que conversa com vários partidos e que ainda não há definição sobre sua futura sigla.