Com Rodrigo de Castro no comando do União em MG, Marcelo de Freitas vai para o PL

Marcelo de Freitas se reuniu com Valdemar da Costa Neto, nesta terça (3), em Brasilia

Deputado delegado Marcelo de Freitas (União), presidente do Valdemar da Costa Neto (PL) e ex-deputado Charles Evangelista (PL)

O deputado federal, Delegado Marcelo de Freitas, ex-presidente do União Brasil em Minas, vai deixar a sigla e acertou filiação ao Partido Liberal. A negociação foi feita direto com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.

O comando do União Brasil em Minas Gerais será assumido pelo deputado federal Rodrigo de Castro. Formalmente, o partido era presidido por Marcelo de Freitas. No entanto, desde a expulsão de Luciano Bivar, em maio de 2024, uma crise se instalou na legenda e houve um pedido de intervenção da nacional no diretório estadual.

A intervenção não havia acontecido, mas os integrantes do diretório viviam um mal-estar interno. Com a subida de Rodrigo de Castro ao comando da legenda em Minas, Marcelo de Freitas decidiu se filiar ao PL

No PL, apesar do aval de Valdemar da Costa Neto, parlamentares da sigla haviam feito um pedido para que não houvesse filiação de deputados com mandato, já que que, normalmente, oferecem forte concorrência aos pares.

Além de Marcelo de Freitas, Greyce Elias (Avante) também deve se filiar ao Partido Liberal.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...