Carnaval sobre duas rodas: bloco da Bicicletinha discute futuro da cidade em BH

Com concentração na Praça da Ciclista, bloco reúne foliões em defesa de um futuro mais saudável, seguro e sustentável para a capital

O que começou em 2014, com apenas 30 amigos, uma bicicleta e um sonho, se transformou em um dos blocos mais criativos do Carnaval de Belo Horizonte. Hoje, o Bloco da Bicicletinha arrasta uma multidão pelas ruas da capital e, em 2025, desfila com o tema “De bike para o futuro”, unindo folia e reflexão sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida.

Segundo Joca Corsino, um dos organizadores, a proposta deste ano é aproveitar o Carnaval como espaço de debate e conscientização. “A gente tem a expectativa de mostrar para Belo Horizonte o futuro no Carnaval. É um ano de eleição, um ano de pensar no amanhã e de posicionar o que a gente quer para a cidade e para o estado. Queremos um futuro com uma vida próspera, sustentável e saudável, com trânsito mais seguro e mais espaço na infraestrutura urbana — tudo isso com festa. A ideia é trazer temas sensíveis da cidade e tocar os cidadãos para que a gente consiga mudar o nosso ano, o nosso cotidiano e a nossa cidade da melhor forma”, afirmou.

Leia também:

Entre as novidades de 2025, o bloco aposta em ações para engajar ainda mais os foliões. “Este ano tem algumas novidades. Tem sorteio, uma rifa que já está em andamento e também um concurso”, explicou Joca.

A rifa vai sortear uma caixa de som e R$ 500 em uma loja de bicicletas, valor que poderá ser utilizado para a compra de equipamentos ou para a manutenção da bike.

Outra atração é o concurso de bicicletas alegóricas sonorizadas, realizado em parceria com apoiadores do bloco. “Você chega lá com a sua bicicleta paramentada, toda festiva, tá concorrendo a um prêmio de R$ 500”, detalhou o organizador. As inscrições estão disponíveis por meio do link na bio das redes sociais do bloco.

Serviço

Bloco da Bicicletinha
Data: 12 de fevereiro
Concentração: a partir das 21h
Local: Praça da Ciclista – Avenida Carandaí, bairro Funcionários

Leia também

Amanda Antunes cursou jornalismo no Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais), com graduação concluída na Faculdade Estácio, em Belo Horizonte. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012, chegou à Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.

Ouvindo...