Ouvindo...

Cidades nordestinas rebatem publicação de SP sobre ter o maior carnaval de rua do BR; saiba se é verdade

A postagem da prefeitura já havia sido alvo de polêmica após crítica da deputada federal Tabata Amaral (PSB) ao material da campanha, que mostra pessoas dançando frevo, cultura tradicionalmente pernambucana

A publicação nas redes sociais da Prefeitura de São Paulo sobre ter o maior carnaval de rua do Brasil voltou a gerar polêmica. Prefeituras de outras cidades, principalmente nordestinas, rebateram a postagem.

Recife comentou “obrigada pela homenagem, @prefsp, qualquer coisa vai avisando. Só lembrando... o maior carnaval de rua em linha reta do universo começa dia 27. Ah... e se for chorar manda áudio!”. Ainda em Pernambuco, Olinda disse “Oi, São Paulo!” e “Alguém me chamou aqui?”. Os pernambucanos dominaram os comentários do post.

Salvador foi outra que entrou na briga afirmando “A gente conta ou vocês contam?”. O governo da Bahia foi mais incisivo dizendo “Calma, amiga. Respeita mainha! Antes de usar essa unidade de medida, é bom avisar a terra do Axé, né?”

No ano passado, a capital paulista havia entrado na polêmica com o Rio de Janeiro, que, desta vez, comentou na publicação da Prefeitura de São Paulo apenas com o emoji de olhos, como se dissesse “apenas observando”.

Leia também:

Blocos de Carnaval de SP cobram da prefeitura distribuição de água e gabinete de crise climática

Carnaval: saiba quais serão as ordens e horários dos desfiles das escolas de samba de SP

Nesta quarta-feira (5), a deputada federal Tabata Amaral (PSB) já havia criticado a publicação da Prefeitura de São Paulo sobre o Carnaval na cidade e atacou o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Na postagem da administração municipal sobre a festa, há dançarinos de frevo, tradicional dança da cultura pernambucana, em destaque.

“Como filha de nordestinos e namorada de um pernambucano (com orgulho), eu posso dizer: ‘Que p#rr@ é essa?!?! Isso aqui não representa o Carnaval de SP nem aqui nem na China. A gente tem tanta coisa para mostrar e se orgulhar e o prefeito vai e faz uma palhaçada dessas”, criticou Tabata.

Números do carnaval de rua - blocos x foliões

Neste ano, em São Paulo, haverá 767 blocos e 860 desfiles, um número recorde na capital, de acordo com dados da prefeitura. O período considera o pré-carnaval (22 e 23 de fevereiro), o carnaval (1º a 4 de março) e o pós-carnaval (8 e 9 de março). No ano passado, a prefeitura de SP estimou a participação de 15 milhões de foliões durante os desfiles dos blocos, assim como em 2023.

Olinda (PE), por exemplo, apesar de ter mais de mil blocos no carnaval de rua, recebeu 4 milhões de pessoas em 2024, segundo balanço divulgado pela prefeitura. Isso, porém, representa 10 vezes o número de habitantes da cidade. Recife também tem mais de mil blocos de carnaval de rua, e recebeu 3,4 milhões de foliões em 2024.

O Galo da Madrugada é um dos mais tradicionais blocos de carnaval de Pernambuco. Foi considerado o maior bloco de rua do mundo pelo Guinness Book, e virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Em 2024, o carnaval de Salvador (BA) teve mais de 220 blocos confirmados, com 3 milhões de foliões, de acordo com o Bruno Reis (UNIÃO), prefeito da cidade.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.