Médicos e psicólogos atendem mais de 800 vítimas de tornado no interior do Paraná

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu teve seis mortes, pelo menos 775 feridos e 39 pessoas desabrigadas

Ainda não há um levantamento de quantos animais estavam na cidade antes da passagem do tornado.

Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), compostas por médicos e psicólogos, já atenderam mais de 800 pessoas em Rio Branco do Iguaçu, no interior do Paraná. O município foi o mais atingido pelo tornado registrado na última sexta-feira (7). Seis pessoas morreram e ao menos 755 ficaram feridas, e 39 estão desabrigadas, segundo as autoridades.

De acordo com o Ministério da Saúde, as equipes permanecerão na cidade por tempo indeterminado. Os profissionais atuam na reorganização dos serviços de saúde e no atendimento à população, tanto na atenção primária quanto na urgência, emergência e nos abrigos.

Duas das sete unidades de saúde do município funcionam parcialmente, e o atendimento de urgência e emergência foi centralizado em Laranjeiras do Sul.

Leia mais: Veja fotos da destruição provocada por tornado no Paraná

Saúde mental

Segundo o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabelli, um outro foco é o atendimento de saúde mental. A assistência, conforme Stabelli, é necessária já que 80% da cidade devastada, o que impacta principalmente em crianças e idosos.

Stabelli diz que as ações incluem acolhimento emocional de profissionais da linha de frente, acompanhamento de famílias afetadas e rodas de conversa em abrigos, escolas e igrejas.

Tornado

De acordo com as autoridades, 55 municípios do Paraná foram afetados pelas tempestades, que atingiram mais de 31 mil pessoas. Como parte da resposta, a Força Nacional do SUS enviou psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos e gestores técnicos para reforçar o atendimento à população e apoiar as equipes locais de saúde.

Em Laranjeiras do Sul, onde 34 pessoas estão abrigadas, os profissionais oferecem acolhimento emocional e encaminhamentos especializados, em parceria com a assistência social.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...