Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), compostas por médicos e psicólogos, já atenderam mais de 800 pessoas em
De acordo com o Ministério da Saúde, as equipes permanecerão na cidade por tempo indeterminado. Os profissionais atuam na reorganização dos serviços de saúde e no atendimento à população, tanto na atenção primária quanto na urgência, emergência e nos abrigos.
Duas das sete unidades de saúde do município funcionam parcialmente, e o atendimento de urgência e emergência foi centralizado em Laranjeiras do Sul.
Saúde mental
Segundo o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabelli, um outro foco é o atendimento de saúde mental. A assistência, conforme Stabelli, é necessária já que 80% da cidade devastada, o que impacta principalmente em crianças e idosos.
Stabelli diz que as ações incluem acolhimento emocional de profissionais da linha de frente, acompanhamento de famílias afetadas e rodas de conversa em abrigos, escolas e igrejas.
Tornado
De acordo com as autoridades, 55 municípios do Paraná foram afetados pelas tempestades, que atingiram mais de 31 mil pessoas. Como parte da resposta, a Força Nacional do SUS enviou psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos e gestores técnicos para reforçar o atendimento à população e apoiar as equipes locais de saúde.
Em Laranjeiras do Sul, onde 34 pessoas estão abrigadas, os profissionais oferecem acolhimento emocional e encaminhamentos especializados, em parceria com a assistência social.