O número de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) aumentou 30% em Minas Gerais em relação ao ano passado. São 8.807 pessoas inscritas na edição de 2025, ante 6.597 em 2024.
Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, 6.580 inscrições são de unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), 2.202 de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 25 de outras unidades prisionais e socioeducativas participantes.
O exame funciona como
As provas do Enem PPL 2025 terão o mesmo formato e nível de dificuldade do Enem regular. Serão 180 questões objetivas e
“Cada inscrição no Enem PPL representa um passo em direção à dignidade, à autonomia e à reconstrução de trajetórias interrompidas. A educação é uma das ferramentas mais poderosas de ressocialização e reafirma o compromisso do Estado com a humanização do sistema prisional”, destacou a diretora interina da Diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Karol Amorim.
As inscrições do Enem PPL foram realizadas entre 6 e 24 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, dentro das unidades prisionais e socioeducativas. O gabarito oficial será divulgado em 29 de dezembro, e os resultados poderão ser usados para o ingresso no ensino superior, por meio do Sisu, Prouni e Fies, ou para certificação do ensino médio.
* Informações com Agência Minas