Três dias após tornado, Rio Bonito do Iguaçu já recebeu 4 toneladas de alimentos

Comboio da Defesa Civil do Paraná transportou ainda colchões, roupa de cama, kits de higiene e materiais de construção para área afetada por temporal

Após tornado, Rio Bonito do Iguaçu já recebeu 4 toneladas de alimentos

A Defesa Civil do Paraná divulgou, nesta segunda-feira (10), que encaminhou 4 toneladas de alimentos doados para Rio Bonito do Iguaçu. A cidade mais afetada pela passagem de um tornado pelo Paraná, na última sexta-feira (7), ainda recebeu nesses últimos dias roupas de cama, kits de higiene e materiais de construção.

Além das quatro toneladas de alimento, foram enviados a Rio Bonito do Iguaçu 565 colchões, 370 kits dormitório (cobertor, travesseiro, lençol e fronhas), 154 kits de higiene e 100 kits de limpeza, além de 2.600 telhas e 54 rolos de lona.

Devido ao alto volume de doações, a Defesa Civil tem orientado que os envios sejam feitos a unidades do Corpo de Bombeiros e não diretamente no município. Isso porque os espaços de armazenamento em Rio Bonito do Iguaçu não têm mais capacidade para receberem esses itens.

O Governo do Paraná reforçou nesta segunda que a maior necessidade de doações, neste momento, é por materiais de construção, como rufos, calhas, telhas de fibrocimento 5 mm, forro de PVC, pregos, parafusos, postes e betoneiras.

“O momento agora é de reconstrução, por isso a prioridade é por materiais de construção, principalmente para a reconstrução do teto das casas que podem receber essa melhoria”, explicou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.

Tornado deixou mais de 1 mil desabrigados no Paraná

A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná.

Somente em Rio Bonito do Iguaçu, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal. O município que conta com uma população de 14 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para auxiliar na reconstrução do município, o Governo do Paraná tem utilizado detentos que compõem o programa Mãos Amigas.

O programa Mãos Amigas prevê aos presos que a cada três dias trabalhados, eles consigam um em redução da pena. Os trabalhos são realizados em serviços de manutenção, conservação e reparos em unidades escolares da rede estadual de ensino.

Atualmente, 14 presos já trabalham na remoção de entulhos e limpeza do Colégio Estadual Ludovica Safraider, o mais afetado pelo tornado. O ginásio do colégio foi completamente destruído durante o temporal.

Nesta terça-feira (11), outros 16 detentos da regional de Cascavel devem se juntar aos trabalhos, com os presos de Guarapuava.

Leia também

Jorge de Sousa colabora com a Itatiaia na cobertura do tornado que arrasou cidades no interior do Paraná e de Santa Catarina.

Ouvindo...