Tornado no Paraná: detentos participam de força-tarefa na reconstrução de prédios

Quatorze presos vão auxiliar nas reformas de estruturas educacionais como escolas, Apae e creches de Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito do Iguaçu após tornado

O Governo do Paraná anunciou, nesta segunda-feira (10), que 14 presos no estado participarão da força-tarefa de reconstrução de casas em Rio Bonito do Iguaçu. Os detentos, participantes do programa ‘Mãos Amigas’, trabalharão nas obras em prédios educacionais, como escolas, creches e a Apae do município.

“Vamos chegar a 30 detentos do ‘Mãos Amigas’ para ajudar na limpeza dos entulhos. Queremos ser rápidos nisso para que em breve as crianças e adolescentes voltem para a escola”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

Leia também

O primeiro trabalho em Rio Bonito do Iguaçu é a remoção de entulhos e limpeza do Colégio Estadual Ludovica Safraider, o mais afetado pelo tornado, que passou pelo município na última sexta-feira (7). O ginásio do colégio foi completamente destruído durante o temporal.

Nesta terça-feira (11), outros 16 detentos da regional de Cascavel devem se juntar aos trabalhos, com presos de Guarapuava, em Rio Bonito do Iguaçu.

O programa ‘Mãos Amigas’ prevê aos presos que a cada três dias trabalhados, eles consigam um em redução da pena. Os trabalhos são realizados em serviços de manutenção, conservação e reparos em unidades escolares da rede estadual de ensino.

Dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) apontam que até o início de novembro, 427 unidades escolares foram reparadas pelo programa Mãos Amigas em 2025.

Tornado deixou mais de mil desabrigados no Paraná

A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná.

Somente em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, mais de mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal.

O município conta com uma população de 14 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Jorge de Sousa colabora com a Itatiaia na cobertura do tornado que arrasou cidades no interior do Paraná e de Santa Catarina.

Ouvindo...