Vídeo mostra momento em que tornado chega ao Paraná; confira

Cenas foram capturadas por um circuito de câmeras na zona rural de Laranjeiras do Sul, próximo a Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada no estado

Circuito de câmeras

Imagens de câmeras de segurança do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) registraram o momento em que o tornado chega na cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, Região Central do Paraná, nessa sexta-feira (7).

A gravação, que está em velocidade acelerada, mostra o céu nublado por volta das 18h e, no canto direito, a nuvem em formato de funil avança rapidamente pela vegetação. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a velocidade dos ventos ficou entre 300 km/h e 330 km/h.

As câmeras da UFFS ficam na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 km de Rio Bonito do Iguaçu.

Situação do estado

Ao todo, seis pessoas morreram, sendo quatro em Rio Bonito do Iguaçu, uma em Guarapuava e uma em Sulina. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, na manhã desta segunda-feira (10), o boletim em que atualizou para 22 o número de pessoas internadas em hospitais no Paraná, após a passagem do tornado, na última sexta-feira (7).

O Corpo de Bombeiros do Paraná anunciou na tarde deste domingo (9) que as buscas na área urbana de Rio Bonito do Sul foram encerradas. Além disso, nenhuma pessoa está mais desaparecida no município e nas demais cidades afetadas pelo tornado.

A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná. Somente em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul paranaense, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas desde o temporal.

Com a previsão de novos temporais para a região, a partir de quinta-feira (13), o governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (10) que o a tual foco de atuação em Rio Bonito do Iguaçu é a construção de casas, para que a população possa estar abrigada, em caso de chuvas fortes.

Onde doar

Curitba

  • Prefeitura de Curitiba / Fundação de Ação Social (FAS)
    Todas as unidades da FAS, Ruas da Cidadania, Cras e Creas recebem água, alimentos e roupas para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu.
    Horário: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Disque Solidariedade (Campo Comprido)
    Endereço: Rua Eduardo Sprada, 4.520.
    Horário: domingo, das 8h às 12h.
  • Rede de Proteção Animal
    Arrecada ração para cães e gatos em pontos vinculados à FAS.
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
    Todas as unidades da PRF no estado recebem água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições.
  • Provopar Estadual
    Endereço: Rua Hermes Fontes, 315 – Batel.
    Horário: sábado e domingo das 10h às 16h; segunda a sexta das 9h às 18h.
    Observação: a entrada principal permanece com o portão fechado; o atendimento ocorre nos fundos do prédio, próximo à Inteligência da Polícia.
  • Arena da Baixada / Fundação Athletico Paranaense
    Durante o jogo deste sábado (8 de novembro), haverá arrecadação no Espaço Sócio Furacão (Av. Presidente Getúlio Vargas - Água Verde).
    Itens: alimentos não perecíveis, água mineral e roupas.
  • Defesa Civil do Paraná (campanha SOS Rio Bonito do Iguaçu)
    Endereço: Rua Sergipe, 1712 – Rebouças.
    Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h.
    Também é possível doar em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros no estado.

PATO BRANCO

  • Corpo de Bombeiros de Pato Branco e Expopato (nos caminhões da Assistência Social).
    Recebem água mineral, materiais de higiene, alimentos de pronto preparo e materiais de limpeza.

FOZ DO IGUAÇU

  • 9º Batalhão de Bombeiros
    Endereço: Avenida Paraná, 5725, em frente à catedral.
    Horário: domingo, das 9h às 17h.
    Itens: água, alimentos, roupas e produtos de higiene.

MARINGÁ

  • Prefeitura de Maringá
    Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (entrada principal do Paço Municipal).
    Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.
  • Parque do Ingá
    Endereço: Av. São Paulo, 1086 - Zona 01.
    Horário: domingo, das 9h às 13h.

Parceria entre Prefeitura, Instituto ACIM e Projeto Prasom.

CASCAVEL

  • Quartel Central do Corpo de Bombeiros
    Endereço: Rua General Osório, 2791 – Ciro Nardi.
  • Prefeitura de Cascavel
    Endereço: Rua Paraná, 5000 – Centro.
  • Defesa Civil Municipal
    Endereço: Rua Martin Afonso de Souza, 590 – Pacaembu.
  • ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel)
    Endereço: Rua Pernambuco, 1800 – Centro.
  • AMIC Paraná
    Endereço: Rua Maranhão, 92 – Centro.

Todos os pontos recebem água, roupas, alimentos e materiais de higiene.

GUARAPUAVA

  • Corpo de Bombeiros – Unidade Primavera
    Endereço: Avenida João Fortkamp, 870 – Bairro Primavera.
    Horário: domingo, das 8h às 17h.
    Itens: alimentos, roupas, cobertores, produtos de higiene e água mineral.

LONDRINA

  • Defesa Civil Municipal
    Endereço: Rua Joaquim de Matos Barreto, 333 – Jardim Maringá.
  • Guarda Municipal
    Endereço: Rua Tietê, 1150 – Jardim Tabapuã.

Itens: alimentos não perecíveis que não precisem de cozimento, ração, velas, isqueiros, água, fraldas, papel higiênico, leite para bebês até 1 ano e produtos de higiene.

PARANAVAÍ

  • 5ª Companhia Independente de Bombeiro Militar
    Endereço: Av. John Kennedy, 1-135 – Jardim Iguaçu.
    Horário: das 8h às 17h.
    Itens: fraldas, água potável, leite, produtos de higiene, alimentos não perecíveis, bolachas, leite em pó, ração, velas, isqueiros e fósforos.

TOLEDO

  • Centro Administrativo Duílio Genari
    Endereço: Av. Maripá, 3792 – Vila Operária.
    Itens: alimentos, roupas e produtos de higiene.

LARANJEIRAS DO SUL

  • Ginásio dos Bancários
    Endereço: Avenida Santos Dumont.
    Itens: alimentos, roupas e produtos de higiene.

NOVA LARANJEIRAS

  • Secretaria de Esportes (antiga APAE)
    Recebe alimentos, roupas e materiais de limpeza.

QUEDAS DO IGUAÇU

  • Câmara de Vereadores
    Endereço: Rua das Palmeiras, 1254.
  • Parque de Exposições
    Endereço: Avenida Tarumã, 1-27.

Itens: alimentos, água, roupas e produtos de limpeza.

GUARANIAÇU

  • Secretaria de Assistência Social
    Endereço: Avenida Abilon de Souza Naves, 358.
  • Defesa Civil
    Endereço: Rua Guerino Cassol, 45.

Itens: alimentos, roupas e produtos de higiene.

DOIS VIZINHOS

  • CRAS Norte (ao lado da garagem da Olitur)
    Recebe alimentos, roupas e materiais de higiene.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...